segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: NENHUM ELEITOR PODE SER PRESO A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

Eleições 2012

Brasília – A partir desta terça-feira, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto. A proibição vai até o dia 9, ou seja, 48 horas após o pleito, no domingo. Aproximadamente 140 milhões de eleitores deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador.
A campanha eleitoral na TV e no rádio termina na quinta-feira, último dia também para a realização de debates que poderão se estender até as 7h do dia seguinte. O prazo para fazer propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios também termina na quinta-feira. A partir dessa data, os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.
Na sexta-feira, encerra o prazo para a propaganda eleitoral paga na imprensa escrita e na internet. E na véspera da eleição, no sábado, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som e caminhada.
No dia 7, domingo, as zonas eleitorais funcionarão das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por meio de grupos de pessoas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, há a emissão dos boletins de urna e o início da apuração e da totalização dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário