Andrea Mota, Monique Gardemberg, Ana Ferrell e Ana Botafogo |
A dança é fonte de alegria, emoção e beleza, capaz de
transformar as pessoas pelo movimento do corpo. Acreditando nessa tradução para
a arte, O Boticário, maior rede de franquias do país, abraça a dança como
base de sua plataforma de patrocínios culturais a partir de 2013. Os
grupos Mímulus e Primeiro Ato, de Minas Gerais, o Festival
Internacional Viva Dança e o Festival de Joinville são os
primeiros projetos a receber apoio da marca.
“Queremos ser o grande patrocinador privado da dança no
Brasil, apoiando companhias, projetos, espetáculos e festivais com recursos
próprios e também por meio de leis de incentivo à cultura. Assim, acreditamos
que podemos contribuir com o desenvolvimento cultural do país”, explica a
Diretora Executiva de O Boticário, Andrea Mota. A previsão é de que a
marca invista de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões na dança por ano.
A iniciativa prevê ainda a realização do Festival O
Boticário na Dança, em parceria com a Dueto, uma das produtoras mais
conceituadas do país, e a XYZ Live. Marcado para maio de 2013, o evento vai
reunir renomados grupos de dança nacionais e internacionais para apresentações
em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
“A dança tem tudo a ver com a nossa marca, que acredita
no poder transformador da beleza. O movimento está no nosso DNA e, abraçando a
dança, temos mais uma forma de mostrar quem somos e o que fazemos, os nossos
valores”, acrescenta Andrea.
Projetos apoiados
As companhias mineiras Mímulus e Primeiro
Ato serão as primeiras a serem apoiadas. Sob a direção artística do
bailarino Jomar Mesquita, a Mímulus busca referências na dança de salão de
diversos países, criando um conceito próprio de dança contemporânea. Já o
Primeiro Ato, nacionalmente premiado, foi criado em 1982 e tem a direção de
Suely Machado. O grupo desenvolve um trabalho singular, baseado em processos
colaborativos de pesquisa da dança moderna.
Também contam com o apoio de O Boticário dois
dos mais importantes festivais do segmento no país: o tradicional Festival
de Joinville, com a edição de 2013 marcada para julho com cerca de 240 horas de
espetáculos em Joinville, Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul; e o Festival
Internacional Viva Dança, a ser realizado em Salvador, Belo Horizonte e
Brasília em abril e maio do ano que vem, com 40 apresentações nacionais e
internacionais, além de mesas redondas, exposições e mostras especiais.
Festival
Grande marco da plataforma de marketing cultural da
marca, o Festival O Boticário na Dança deve trazer pela primeira vez
à América Latina quatro renomados grupos internacionais: o
norte-americano Shen Wei, de Nova York; e as companhias europeias Hofesh
Schecter (Reino Unido),Peeping Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia).
Também já estão confirmadas as companhias brasileiras Mímulus (Belo
Horizonte), Quasar (Goiânia) e a carioca Bruno Beltrão.
“Um dos objetivos do festival, além de disseminar a
dança, é também contemplar o vasto panorama dessa arte no mundo e suas
múltiplas vertentes. Por isso, a curadoria do festival buscou o que há de mais
representativo e inovador no cenário nacional e internacional”, explica a
Diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana
Ferrell. “Quesitos como estilo e forma, o novo e inesperado, o que
apaixona e o que faz questionar foram essenciais para a escolha das companhias.
Além, claro, da beleza e inovação dos espetáculos que elas apresentam”.
Estima-se a participação de cerca de 20 mil pessoas ao
longo de 15 dias de apresentações. A proposta do Festival O Boticário
na Dança é promover a arte da maneira acessível. Por isso, estão previstos
ensaios abertos, workshops gratuitos para bailarinos e espetáculos com
ingressos entre R$ 15 e R$ 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário