sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

EVENTO: SHOW DE LANÇAMENTO DE CD AUTORAL DE TAINÁ POMPÊO "FLORES DE GOYÁ" REÚNE NO PALCO CANTORAS GOIANAS

Tainá Pompêo: compositora e idealizadora do projeto

“Viver cada dia como se fosse o último e acreditar em cada sonho como se fosse o único!” Desse pensamento e da vontade de contribuir para a cultura goiana, especificamente para a MPB feita em Goiás, nasceu um projeto. Onze composições, que falam sobre o ser e o viver, sobre a magia da natureza e as maravilhas do Cerrado, na voz de sete cantoras goianas. Maria Eugênia, Débora di Sá, Karine Serrano, Bel Maia, Taís Guerino, Bia Tavares e Vanessa Oliveira e a compositora e produtora Tainá Pompêo são as Flores de Goyá.

Karine Serrano
Idealizado em 2010, o projeto Flores de Goyá teve o seu pontapé inicial um ano mais tarde com o início das composições da engenheira e compositora Tainá Pompêo, que pensou em realizar um projeto cultural de artes integradas independente, vislumbrando criar um palco para que artistas pudessem expor seu trabalho para o público local. Tendo como protagonista a música popular goiana, o projeto tem o intuito de reunir diversas formas de manifestação artística feitas no Estado, como artes plásticas, poesia, artes circenses e dança. Na sua primeira edição, o Flores de Goyá tem parceria do artista plástico Amaury Menezes, que presenteou o projeto com 13 aquarelas, uma para cada canção e outras duas, que ilustram o encarte do CD. Amaury pintou ainda uma flor em aquarela para cada cantora e para a compositora, obras que formam a exposição Flores de Goyá.
Goiana, Tainá quis valorizar e homenagear seu Estado, falando da pluralidade e beleza da natureza, desenhando o Cerrado em poesia. 

Débora di Sá
As exuberantes cachoeiras, as queimadas de agosto, as chuvas repentinas que caiam na fazenda da família na infância da compositora, foram algumas das inspirações para as canções que compõem o CD Flores de Goyá. O nome “Flores” se refere às mulheres (compositora + cantoras); o nome “Goyá” a Goiás (grupo indígena do grupo dos Goyá, que teria habitado as margens do Rio Vermelho).
A única exceção à leveza e feminilidade tema das canções é a música “Homens de Palha”, que faz uma crítica à corrupção. “Não resisti. Sou contra a violência, portanto minha forma de expressar desagrado é por meio da arte, da poesia, protestando sem perder a poesia”, conta a compositora. Excepcionalmente a última canção do CD, “Minha Mamãe” não teve letra de Tainá, sendo um poema de seu avô materno, Jerônimo Geraldo de Queiroz. “Quis fazer uma homenagem a meu avô, musicando o primeiro poema do seu livro, fazendo assim nossa primeira parceria. Sei que, do céu, ele está me acompanhando”. No futuro, Tainá pensa em musicar o livro de poesias “Cristais Sonoros” de seu avô.

Bel Maia e Bia Tavares
Quem assina a produção musical do projeto é o músico Luiz Chaffin que, juntamente com Tainá, escolheu as intérpretes. “Juntos, buscamos cada voz tendo em vista o timbre e estilo de cada uma, e identificamos qual canção mais pareceria com cada cantora. Por ser um CD autoral, minha preocupação era que as cantoras não modificassem as canções, mas sim, as interpretassem exatamente como são, mantendo as características originais que dei a cada música”, explica Tainá.
O projeto e o CD Flores de Goyá serão lançados, em apresentação única, no dia 13 de dezembro, no Teatro do Colégio Marista, em um show que reunirá no palco as sete cantoras do projeto. Na ocasião, será apresentada ainda a exposição de aquarelas do artista plástico Amaury Menezes, feitas especificamente para o projeto. 

Maria Eugênia
O show tem caráter beneficente, sem fins lucrativos, com ingressos que serão trocados por alimentos não perecíveis e/ou produtos de higiene básica, que serão doados aos jovens do Círculo de Apoio à Aprendizagem Profissional de Goiânia (Camp). “Nosso intuito, com este evento, é, por meio da arte, alcançar e apoiar camadas mais carentes da sociedade”, conta Tainá.
Portal Flores de Goyá
A canção “Pé d’Água”, interpretada por Maria Eugênia e primeiro single do CD, já está disponível na página do Portal Cultural Flores de Goyá, www.floresdegoya.com.br. Primeira música composta por Tainá, “Pé d’Água” é considerada a “menina dos olhos” do projeto. “Foi a primeira música que compus para o projeto, a abre-alas de tudo”, relembra. 

Tais Guerino e Vanessa Oliveira
O intuito é que futuramente o site torne-se um espaço para divulgar discografias e a agenda dos artistas envolvendo o público goiano com a arte feita aqui e buscando realçar a cultura local.
Futuro
O projeto Flores de Goyá pretende se tornar um palco periódico da música popular goiana, se integrando às demais artes. Esse projeto espera, a cada edição, agregar novas manifestações artísticas e seus respectivos artistas ao projeto. Em 2013 iniciam-se as produções para a segunda edição do Flores de Goyá (edição-2014, ano de lançamento do novo show e CD). “Não crio expectativas. Saboreio o presente. Trabalhamos com o máximo de dedicação e qualidade fazendo do hoje o melhor que estiver ao nosso alcance. O futuro, a Deus cabe!”


Serviço
Show de lançamento do CD “Flores de Goyá”
Data: 13 de dezembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Teatro do Colégio Marista
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível ou 02 unidades de qualquer produto de higiene pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário