Um encontro com o irreverente e criativo estilista brasileiro Marcelo
Sommer marcou a tarde desta sexta-feira (10/08) no GOFASHION, evento de
moda goiana que começou na quarta-feira (08/08) e que se encerra na noite de
hoje, após os desfiles do estilista Bastos e das marcas Pactus e Body for
Sure. Com o tema “Da inspiração ao produto final”, o estilista mostrou como
funciona seu processo de criação e desmistificou a dicotomia entre produção de
moda conceitual e comercial. “Dá para fazer as duas coisas. Acho muito bacana
vender peças de estilo a preço bem acessível. Isto não compromete o estilista. A
contrário, leva nosso produto a locais que normalmente nunca conseguiríamos
chegar”, revelou Marcelo Sommer.
Segundo ele, a tendência Fast Fashion veio para ficar e não banaliza
a moda, mas faz com ela siga um conceito já explorado na Europa. “Sou o primeiro
estilista brasileiro a fechar uma parceria com um hipermercado e isto é muito
positivo. Fiz um contrato com o Extra, no qual tenho que desenvolver várias
coleções ao longo do ano. No primeiro contrato ficou acertado quatro
coleções temáticas. Agora, no segundo fechamos seis coleções, não temáticas”,
contou.
O multifacetado estilista já desenvolveu peças para a MiCasa, empresa
do ramo de decoração, e também atua como diretor de arte nos shows do
cantor Arnaldo Antunes, para quem também produz o figurino e o cenário.
“Comercialmente é muito interessante ter trabalhos em várias frentes. Quanto
mais abrangente o trabalho do estilista, melhor”, declarou. Além de lidar com
moda e decoração, ele ainda contabiliza os bons frutos de dois livros editados:
“Marcelo Sommer”, da Coleção Moda Brasileira, e “Pulga na Lupa”, um livro
infantil à base de colagens.
Aliás a memória de sua infância é um dos temas de inspiração do
estilista, que costuma brincar com imagens e estampar desenhos irreverentes em
tecidos para lá de nobres. O cuidado com a modelagem, o capricho na concepção e
a exclusividade de suas estampas mostram porque o renomado estilista se destacou
tanto no mercado nacional. Na palestra, durante o GOFASHION, Marcelo provou que
é mais do que criativo, é ousado. Ele apresentou para o público um desfile
monocromático, que usou e abusou exclusivamente do azul. Ousadia
pura.
Quem é Marcelo Sommer
O paulista Marcelo Sommer nasceu em 1967 e já se considera “um
senhor”. Mas quem olha para o descolado e charmoso estilista vê que a idade só
aparece, de fato, nas memórias que transpõe para suas incríveis peças. Atuando
profissionalmente no mercado de moda desde os 18 anos, Sommer trabalhou nas
equipes de desenvolvimento e estilo das empresas Zoomp, M2000, Calvin Klein e
Vila Romana. Cursou Moda na Central Saint Martins School of Arts&Design, em
Londres, e logo que voltou ao Brasil começou a integrar a equipe da Forum, na
qual ficou três anos.
Lançou, em 1995, no Mercado Mundo Mix sua marca batizada com o seu
sobrenome, SOMMER. Desde então, sua participação foi assídua nos principais
eventos de moda do País.
Em 1997, além de manter sua marca ativa no mercado, desenvolveu trabalhos paralelos. Foi editor de moda da revista TRIP e apresentou na MTV o quadro “Dicas do SOMMER”. Em dezembro de 2000, Sommer montou a exposição "Revolução de 32”, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, composta de dez camisetas da coleção verão 2001. A marca entra também no mercado calçadista no ano de 2002 e firma parceria com a Melissa. Dentre uma série de modelos desenhados pelo estilista uma ganha destaque, a Melissa Esmeralda considerada hit de moda e de vendas.
Em 1997, além de manter sua marca ativa no mercado, desenvolveu trabalhos paralelos. Foi editor de moda da revista TRIP e apresentou na MTV o quadro “Dicas do SOMMER”. Em dezembro de 2000, Sommer montou a exposição "Revolução de 32”, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, composta de dez camisetas da coleção verão 2001. A marca entra também no mercado calçadista no ano de 2002 e firma parceria com a Melissa. Dentre uma série de modelos desenhados pelo estilista uma ganha destaque, a Melissa Esmeralda considerada hit de moda e de vendas.
Atuou também desenhando para marcas de tênis como a “Rainha” com o
modelo de tênis Rainha Volley, Le Coq Sportiff, Nike, além do de ser responsável
pelo relançamento do tênis Conga na Coleção Verão 99 da marca Zapping. Em 2006 o
estilista é contratado para o desenvolvimento de três linhas exclusivas para a
C&A - além de acumular o cargo de consultor das marcas da empresa. Em2007
foi convidado a produzir o figurino do Grupo Cultural Afro Reggae, apresentado
no São Paulo Fashion Week .De 2007 a 2009 trabalhou como diretor criativo da
Cavalera.
De Sommer para Do Estilista
O estilista Marcelo Sommer criou a marca com seu nome para se lançar como empresário, mas em 2004 acontece a incorporação de sua marca SOMMER por um dos maiores grupos têxteis do Brasil, AMC TÊXTIL de Brusque (SC), no qual ele se manteve como diretor criativo. Em março de 2006, Marcelo Sommer, deixa a empresa AMC TÊXTIL e a direção criativa da SOMMER marca essa que até hoje leva o seu sobrenome. Segundo ele, a marca tomou rumos e passou a ostentar um conceito que não era mais a sua identidade. Ele retoma às passarelas do São Paulo Fashion Week com a sua nova marca, Do Estilista, mantendo o DNA que consagrou SOMMER como um dos principais criadores da moda nacional, antecipando tendências com um streetwear autoral, jovem e lúdico.
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