segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

[LITERATURA LGBT+]: Romance sáfico de Bia Crespo mescla humor e amor de maneira única

 

Escritora e roteirista Bia Crespo

(Foto: Mauro Figa)

Romance sáfico, namoro de mentira, amadurecimento, situações hilárias e um pôster falante. Esses são os elementos que, combinados, dão vida a “Eu, Minha crush e minha irmã” livro de estreia da escritora e roteirista Bia Crespo, lançado pela editora Seguinte. A autora nos presenteia com uma história hilária e cativante sobre primeiros amores, o amor entre irmãs e o amor-próprio.

A trama é protagonizada por um trio de garotas: Tamires, Antônia e Júlia.

Tamires é uma jovem inteligente, bonita e popular — principalmente entre as meninas. Ela está sempre com uma ficante diferente, mas é tão gente boa que, mesmo depois de dispensadas, suas ex acabam virando suas amigas. Tamires com certeza é a protagonista da própria vida… só não é a protagonista deste livro.

Antônia, sua irmã caçula, que sente que não passa de uma versão sem graça da mais velha. As duas dividem um apartamento em São Paulo, onde fazem faculdade, mas enquanto Tami leva uma vida social pra lá de agitada, Tônia prefere ficar em casa assistindo séries. No curso de cinema, Antônia também não se encaixa muito bem: seus amigos só querem saber de filmes cult, mas ela prefere comédias e sucessos de bilheteria.

Num esforço para fazer a irmã se enturmar, Tami dá uma festa no apê das duas, e é aí que surge o terceiro elemento desta história: Júlia. Assim que vê a garota, Antônia fica encantada. Ela nunca beijou uma menina antes, mas suas experiências com garotos só confirmaram o que ela já sabia: ela é definitivamente lésbica, assim como a irmã. Num primeiro momento, Júlia corresponde o interesse de Antônia, mas tudo vai por água abaixo quando Tamires entra em cena.

Júlia, que adora um desafio, decide conquistar Tamires e se tornar a primeira a ter um relacionamento sério com a garota mais desejada da universidade. Para isso, recorre a Antônia: se as duas fingirem um breve romance, Júlia poderá se aproximar de Tami e mostrar o que ela está perdendo. A contragosto, Antônia acaba concordando com esse plano mirabolante só para passar mais tempo com Júlia. Mas quando sentimentos de mentira se confundem com sentimentos muito reais, alguém vai acabar de coração partido.

 

Bia sabe, como poucas, extrair da literatura LGBT+ um misto de risadas, lágrimas e fortes emoções. Seu dom para escrever deixa de ganhar vida somente nas páginas de roteiros e passa a viver no imaginário de suas milhares de leitoras fãs de “Eu, Minha Crush e Minha Irmã” e da autora.

“Minha missão como escritora é tentar mudar essa visão que vários jovens têm do que é ser LGBTQIAP+. É importante dar aos jovens a esperança de que o mundo pode ser um lugar agradável, dar exemplos de famílias homoafetivas felizes, e mostrar que o futuro tem tudo para ser melhor do que o presente.” – Bia Crespo, escritora

Sobre a autora:

BIA CRESPO é roteirista, escritora e produtora. Formada em audiovisual, trabalha com cinema e TV desde 2011. Colaborou no roteiro do filme Meus 15 anos, escreveu os longas 10 horas para o Natal, A sogra perfeita e Galeria Futuro, e integrou a equipe de três temporadas da série Rensga Hits! (Globoplay). Mora em São Paulo com a esposa Lucí e as cachorrinhas Xena e Gabrielle.

 

Serviço:

Livro:  Eu, Minha Crush e Minha Irmã

Autora: Bia Crespo (@abiacrespo)

Editora: Seguinte

Páginas: 264

Preço: R$ 49,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário