sábado, 24 de maio de 2014

DECORAÇÃO: QUADROS DÃO UM CHARME ESPECIAL NOS AMBIENTES DA CASA COR GOIÁS 2014

Quadros dão um charme especial nos ambientes da Casa Cor Goiás 2014 (Cozinha)
Pendurados na parede ou colocados no chão, os quadros dão um charme a mais na decoração de casas e apartamentos. A Casa Cor Goiás 2014, que está sendo realizada no Setor Marista, é prova disso: há quadros de todos os tipos e para todos os gostos presentes nos 47 ambientes da mostra. Seja em salas, quartos, cozinhas ou em banheiros, os quadros servem de decoração para todo tipo de espaço.

Muitos pensam que para ter um quadro basta ir a uma loja e comprar, mas é aí que “mora” o perigo. Escolher um quadro pode parecer uma tarefa fácil. Mas não é. Antes de comprar, é preciso escolher qual tipo de quadro é ideal para compor o ambiente fazendo uma análise sobre as cores e o tipo de decoração do local - contemporânea, tradicional ou moderna -, além de verificar o espaço em que será colocado, o tamanho correto do objeto e se atentar ao desenho da tela, com o simples objetivo de coordenar os quadros de forma harmoniosa.

Na composição do quadro está a moldura, que deve estar combinada com a pintura do quadro. Se a tela explorar um tema moderno ou abstrato, o quadro pode até ser utilizado sem moldura. Já as telas que exploram a natureza morta ou aquarela costumam ser combinadas com uma moldura fina.

Quadros dão um charme especial nos ambientes da Casa Cor Goiás 2014 (Sala de TV)


Dicas Valiosas - Antes de partir para a furadeira, pense bem na composição final dos quadros na parede. É bom fazer “réplicas” de papel com o mesmo tamanho dos quadros e colá-las com uma fita na parede. Dessa forma, você visualiza bem e pode fazer quantos ajustes desejar.

Outra boa ideia é colocar os quadros no chão pra ver se as cores combinam, se os temas das pinturas estão ao seu gosto e se as molduras estão de acordo com o que você planejou. Se mesmo depois de ter escolhido os quadros ainda sobrar alguma dúvida, deixe-os apoiados, por alguns dias no chão, exatamente da maneira como vão ficar na parede. Assim, cada vez que você passar pelo ambiente, você dá uma olhadinha e decidirá se esse arranjo lhe agrada.

Se o quadro estiver sobre um sofá, cuide para que o início da moldura fique de 20 a 25 cm mais alto que o encosto para não atrapalhar quem está sentado. Quando estiver em cima de uma cama, ele deve ficar a 60 cm do chão se ela não possuir cabeceira; e, se possuir, a 20 cm de altura a partir do final da cabeceira.

Quadros dão um charme especial nos ambientes da Casa Cor Goiás 2014 (Quarto do Menino)


Associando a cor da parede ao quadro - Para harmonizar bem com o ambiente, as cores do quadro escolhido devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração. Pode ser uma cortina, uma almofada ou um tapete. Da mesma forma, o tom da moldura deve acompanhar alguma das cores que estejam presentes no local. Veja mais dicas com exemplos utilizados na Casa Cor Goiás 2014:

Quadros dão um charme especial nos ambientes da Casa Cor Goiás 2014


- Paredes claras pedem quadros neutros e coloridos. Cores neutras sobre paredes claras têm um resultado sofisticado. Abuse de fotos em preto e branco (como no ambiente Studio 3, da arquiteta Ana Maria Miller) e de molduras de madeira (como na Varanda dos Arcos, das arquitetas Cynara e Karina de Siqueira). Já os quadros coloridos alegram qualquer ambiente e dão vida a paredes sem cor (como no Quarto do Menino, da arquiteta Mariana Carvalho).

- Paredes escuras são bem compostas com imagens ou molduras mais claras, criando um contraste (como na Sala TV, das arquitetas Geórgia Silveira e Tayná Gonçalves). Imagens com paspatur branco (uma espécie de moldura usualmente colocada entre a tela e o vidro) ficam bem valorizadas.

- Paredes coloridas são valorizadas com imagens em preto e branco. As paredes estampadas pedem uma combinação entre as cores de quadros e das molduras entre si ou com a própria parede (como na K-Chaçaria e Arte, da decoradora Ednara Braga e do arquiteto Flávio Paraguassu).

Quadros dão um charme especial nos ambientes da Casa Cor Goiás 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário