terça-feira, 7 de julho de 2020

SAÚDE: NUTRICIONISTA EXPLICA A DIETA DAS SIRTUÍNAS OU SIRTFOOD

Janaína Macedo já usa as estratégias no consultório e em seu curso on-line. Ela explica como a alimentação ativa genes envolvidos na perda de peso, ajuda na longevidade e previne doenças

A cantora Adele voltou a ser o foco de notícias depois do emagrecimento de mais de 40 kg. A mudança drástica em sua aparência levantou questionamentos sobre a fórmula de emagrecimento, mas o resultado teria sido uma combinação de atividade física com a dieta conhecida como sirtfood, que ativa as sirtuínas, enzimas que agem no metabolismo. Segundo a nutricionista e Líder Coach em Nutrição, Janaína Macedo, os resultados de Adele podem ser conseguidos com a associação de três estratégias: jejum intermitente e dietas detox e low carb.

“As sirtuínas são enzimas que agem no metabolismo e reduzem a síndrome metabólica. Tanto pelo cardápio, como pela prática do jejum intermitente, o organismo desencadeia um processo de autofagia que estimula os genes responsáveis por essas enzimas. Reduzir a síndrome metabólica e deixar o emagrecimento mais eficiente obviamente vai eliminar proteínas ruins que estão intoxicando nossas células e podem ser causadoras de doenças como Parkinson e Alzheimer”, explica a nutricionista.

O Jejum Intermitente é uma estratégia que estimula o gene das sirtuínas pelo processo de autofagia e também ajuda as pessoas que sofrem de hiperfagia, que é hábito de comer toda hora. “Mas não é só ficar sem comer, é enriquecer a alimentação com polifenois, incluindo chás, shots, alimentos específicos como os berries, que são ricos em antioxidantes, o café, que deve ser bem dosado entre as refeições e sem açúcar”, diz Janaína.

Por isso, associar o jejum com as dietas detox e low carb ajuda a proporcionar ganho de saúde e de longevidade. “Na detox temos muitos micronutrientes que vão ajudar nesse estímulo das sirtuinas. Suco verde, gengibre, vegetais verde-escuros ricos em magnésio, selênio e complexo B vão reduzir a síndrome metabólica e dar nutrientes para o nosso corpo. Já a dieta low carb controla a carga glicêmica ao retirar alimentos como farinha e açúcar brancos”, afirma.


Como funcionam as sirtuínas?

Presentes no organismo humano, essas proteínas fazem parte de sistemas cruciais que atuam na regulação do metabolismo, reparação genética e até mesmo na sobrevivência celular. Isso faz com que a sirtuína seja conhecida como uma espécie de fórmula para uma vida mais longa. Muito disso está relacionado a como a SIRT1, referência científica da enzima, age sobre doenças associadas ao envelhecimento ao ser ativada por meio de hábitos alimentares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário