quarta-feira, 22 de julho de 2020
MODA: CONHEÇA A COLEÇÃO “AUDACES” DAS ESTILISTAS GOIANAS MAISA E NATALIA GOUVEIA
terça-feira, 7 de julho de 2020
ARTE: DOCUMENTÁRIO “ENERGIA TEMPO CUPERTINO” MOSTRA A TRAJETÓRIA DO ARTISTA VISUAL CLAUDIO CUPERTINO
Artista premiado pelo Museu do Louvre e pela ONU, Claudio Cupertino cria exposição virtual de suas obras, e exibe sessão première para lançar o seu filme |
Até seus 18 anos, Claudio Cupertino não havia tido qualquer contato direto com as artes plásticas. Foi nesta idade, ao se transferir para São Paulo, que ele se viu encantado com este universo. Desde 2011, passou a trabalhar com impressões em pedra e rapidamente desenvolveu uma técnica própria de “gravar” utilizando pedras e esponjas, a qual batizou de Cupergrafia. De lá até hoje, sua obra foi internacionalmente reconhecia com o Premio Gold (ONU), em 2016,Prêmio Mundial de Arte Contemporânea de Paris, Prêmio de 1° Lugar e Medalha de Honra – premiação tripla – no Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris, no Museu do Louvre, em 2017, e o prêmio biênio Leonardo da Vinci em Florença, Itália, em 2018.
Ao conhecer seu trabalho numa exposição em São Paulo e as obras geradas através desta técnica, o cineasta Matheus Ruas decidiu produzir um documentário sobre a surpreendente carreira artística de Cupertino. Foi esta a gênese de “Energia Tempo Cupertino”, documentário sobre vida e obra de Claudio Cupertino. “O documentário do Claudio Cupertino é só o começo. Todo o mérito é dele. O documentário é um retrato honesto de seu sucesso”, comenta o diretor.
“Energia Tempo Cupertino” foi produzido e dirigido por Ruas, cofundador da produtora StudioFly e documentarista do canal History Channel, autor do premiado documentário “Guerra do Paraguai”.Todo captado em película, sem qualquer patrocínio ou isenção fiscal, foi produzido de forma totalmente independente.
O documentário tem a participação do jornalista e curador de arte Allex Colontonio e cenas gravadas em Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais, sua terra natal. O curta-metragem já foi inscrito no Festival Internacional de Gramado, FRAPA Porto Alegre Festival, FIC RIO – Festival Internacional de Curta-metragem do Rio de Janeiro, Feste Cine Pedra Azul, Salon International De La Luz, Festival International de Cortos e FMTD Manuel Trujillo Durán National & International Short Film Festival.
Seu lançamento, acompanhado de exposição de obras do artista, estava previsto para o segundo semestre de 2020 e, em face dos acontecimentos causados pela COVID-19, Cupertino optou por fazer o evento de lançamento totalmente virtual. que aconteceu no dia 3 de junho, data em que expôs as obras que vem realizando durante o isolamento em um apartament-galery de um colecionador de arte, nos Jardins, em São Paulo, onde abriu um hangout para seus convidados e exibiu o documentário em primeira-mão em seu Instagram (@ClaudioCupertino) para todos que estiveram conectados. O filme permanece disponível nas redes de Cláudio.
“Senti muito em não poder lançar o documentário em uma galeria com a presença das pessoas, como era previsto. Mas senti também que não poderia esperar mais tempo para o lançamento, em razão da pandemia da COVID-19. Daí o lançamento virtual”, declara Cupertino.
SAÚDE: NUTRICIONISTA EXPLICA A DIETA DAS SIRTUÍNAS OU SIRTFOOD
A cantora Adele voltou a ser o foco de notícias depois do emagrecimento de mais de 40 kg. A mudança drástica em sua aparência levantou questionamentos sobre a fórmula de emagrecimento, mas o resultado teria sido uma combinação de atividade física com a dieta conhecida como sirtfood, que ativa as sirtuínas, enzimas que agem no metabolismo. Segundo a nutricionista e Líder Coach em Nutrição, Janaína Macedo, os resultados de Adele podem ser conseguidos com a associação de três estratégias: jejum intermitente e dietas detox e low carb.Janaína Macedo já usa as estratégias no consultório e em seu curso on-line. Ela explica como a alimentação ativa genes envolvidos na perda de peso, ajuda na longevidade e previne doenças
“As sirtuínas são enzimas que agem no metabolismo e reduzem a síndrome metabólica. Tanto pelo cardápio, como pela prática do jejum intermitente, o organismo desencadeia um processo de autofagia que estimula os genes responsáveis por essas enzimas. Reduzir a síndrome metabólica e deixar o emagrecimento mais eficiente obviamente vai eliminar proteínas ruins que estão intoxicando nossas células e podem ser causadoras de doenças como Parkinson e Alzheimer”, explica a nutricionista.
O Jejum Intermitente é uma estratégia que estimula o gene das sirtuínas pelo processo de autofagia e também ajuda as pessoas que sofrem de hiperfagia, que é hábito de comer toda hora. “Mas não é só ficar sem comer, é enriquecer a alimentação com polifenois, incluindo chás, shots, alimentos específicos como os berries, que são ricos em antioxidantes, o café, que deve ser bem dosado entre as refeições e sem açúcar”, diz Janaína.
Por isso, associar o jejum com as dietas detox e low carb ajuda a proporcionar ganho de saúde e de longevidade. “Na detox temos muitos micronutrientes que vão ajudar nesse estímulo das sirtuinas. Suco verde, gengibre, vegetais verde-escuros ricos em magnésio, selênio e complexo B vão reduzir a síndrome metabólica e dar nutrientes para o nosso corpo. Já a dieta low carb controla a carga glicêmica ao retirar alimentos como farinha e açúcar brancos”, afirma.
Como funcionam as sirtuínas?
Presentes no organismo humano, essas proteínas fazem parte de sistemas cruciais que atuam na regulação do metabolismo, reparação genética e até mesmo na sobrevivência celular. Isso faz com que a sirtuína seja conhecida como uma espécie de fórmula para uma vida mais longa. Muito disso está relacionado a como a SIRT1, referência científica da enzima, age sobre doenças associadas ao envelhecimento ao ser ativada por meio de hábitos alimentares.
LAZER: CULTURA EM ALTA COM A VOLTA DO AUTOCINE EM CAMPO GRANDE (MS)
Autocine em Campo Grande MS |
Em tempos de pandemia, a retomada da nostálgica sessão de cinema foi a pensada para garantir uma oportunidade de entretenimento para as famílias campo-grandenses. Garantindo todas as medidas de biossegurança, como o distanciamento de dois metros entre os veículos, a lotação máxima dos carros e aferição, 70 veículos lotaram o espaço do Autocine, ao lado do estádio Morenão.
Cerca de R$ 100 mil foram investidos pelas instituições para reativar o local que estava, antes,abandonado. A vegetação que ocupava o espaço foi cortada, o gramado foi replantado e o telão recebeu camadas de tinta branca para melhor reproduzir o filme, tudo com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
A população presente na sessão de estreia pode garantir o combo completo pro escurinho do cinema ficar perfeito comprando pipocas, refrigerantes, chips e até mesmo algodão doce das associações beneficentes presentes no local.
Para garantir ingressos é preciso ir até a Praça dos Imigrantes. Os ingressos são limitados e gratuitos.
AO VIVO: SEBRAE GOIÁS PARTICIPA DE LIVES DURANTE O MAIOR EVENTO TECNOLÓGICO DO MUNDO
A Campus Party terá pela primeira vez em sua história uma edição 100% online e simultânea em 50 países diferentes. As inscrições ao maior evento de inovação, criatividade e cultura maker são gratuitas. A Digital Edition será de 9 a 11 de julho e vai contar com a participação de diversos palestrantes brasileiros e de outros locais do mundo. A pandemia não parou a Campus Party que acontece em um formato inteiramente digital; Sebrae Goiás participa de discussões sobre novas formas de negócios, mulheres, tecnologia agrícola e outros
O Sebrae Goiás participa de seis diferentes eventos nos três dias. As lives serão sempre às 11h, e os painéis às 19h30, 20h30 e 21h. Os temas são diversos e vão da humanização dos negócios a inovações para campo e vanguarda feminina. A agenda completa pode ser conferida abaixo.
O tema da edição global 2020 é Reboot the Planet, em tradução livre, “reiniciar o planeta”. Este é o propósito do hackathon do evento, uma maratona conduzida por profissionais, estudantes e pesquisadores, no intuito de criar soluções tecnológicas para determinados problemas. Para reiniciar o planeta, eles terão o olhar direcionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A interação brasileira da Campus Party com o evento global será concentrada em três locais: Brasília, Goiás e Amazônia. Por aqui, quem assina o evento é o governo do Estado de Goiás. Além do Palco Principal e Global, outros cinco temáticos transmitirão palestras de forma ao vivo e on demand, com fins de arrecadar fundos à ONG internacional dos Médicos Sem Fronteiras.
Quem está acostumado com a versão física do evento pode estranhar um pouco a falta de contato com outras pessoas e o tradicional mar de barraquinhas. A pandemia do coronavírus fez essa parte ser cancelada, mas nesta edição digital, o participante poderá conferir as palestras de Tim Berners-Lee, inventor do protocolo World Wide Web; Vinton G. Cerf, vice-presidente e evangelista-chefe de internet do Google; e Al Gore, ex-vice-presidente americano. Eles participação de live no dia 10 de julho, às 12h exatamente sobre esse “reiniciar” do mundo.
Outra participação importante será Edward Snowden, analista de sistemas que tornou públicos detalhes de vários programas de vigilância global do governo americano, que vai falar no dia 11, às 11h, em uma conversa também sobre esse novo momento global. De acordo com a organização, as lives contarão com tradução.
Ao se inscrever, o campuseiro poderá acompanhar o conteúdo de todas elas, assim como das edições internacionais. Os três polos brasileiros terão diversos palcos com temáticas diferentes, como o Green Deal (energia limpa e sustentável), Joy of Live (entretenimento digital), Living Better (saúde e ciência), New Horizons (educação e cidades inteligentes) e Work Life (emprego e economia).
Agenda de lives goianas:
Live 1 (9/7): 11h – tema: O Humano no centro dos negócios.
Participação: Carla Ianaguivara (Coord. Da Unid. De Gestão de Pessoas do Sebrae Goiás) e Luciano Meira (Escritor, professor e cofundador da empresa Caminhos da Vida Integral)
Live 2 (10/7): 11h – tema: Agritechs: hackeando o campo.
Participação: Francisco Lima JR (Coord. Da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás) e Fernando Borges (Gerente de Inovação do Senar Goiás)
Live 3 (11/7): 11h – tema: A LGPD e o dia a dia das startups.
Participação: Vandré Sales (CEO na PontoGet Inovação e professor MBA em Negócios Inovadores) e Fernando de Paula g. Ferreira (Ger. Executivo de Governança Corporativa do Sebrae Goiás)
Local: virtual nas redes do Sebrae GO
Agenda de painéis:
Painel 1 (9/7): 20h30 – tema: O local é o novo global
Participação: Derly Cunha Fialho (Dir. Superintendente do Sebrae Goiás) e Chico Saboya (Dir. Superintendente do Sebrae Pernambuco)
Painel 2 (9/7): 21h – tema: Negócios Verdes – hackeando oportunidades para um futuro melhor.
Participação: Edward Madureira Brasil (Reitor da UFG) e Helen Camargo de Almeida (rep. Do Centro Sebrae de Sustentabilidade/MT)
Painel 3 (11/7): 19h30 – tema: Women Power – o futuro é delas.
Participação: Elaine Maria de Moura Souza (analista do Sebrae Goiás) e Betânia Tanure
Local: (virtual) - plataforma da Campus Party
SAÚDE: LABORATÓRIO GOIANO INOVA CIRURGIAS DE COLUNA E CRÂNIO ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D
Por meio de biomodelos e formas prototipadas feitas sob medida para cada paciente, cirurgiões podem se preparar para procedimentos cada vez mais precisos, seguros e eficazes |
O uso da impressão 3D a serviço da medicina em Goiás deu um importante passo para a redução dos riscos e aumento da precisão de resultados em cranioplastias e cirurgias na coluna cervical. Por meio da produção de biomodelos e formas prototipadas, a Adtiva 3D - Laboratório de Anatomia Específica, tem oferecido aos cirurgiões um novo universo de preparação para procedimentos delicados.
A iniciativa surgiu com o neurocirurgião Bernardo Drummond Braga enquanto ele estudava o treinamento com simulação para cirurgias para a tese de seu doutorado. A partir dessa experiência, o especialista decidiu se aprofundar nos benefícios que a tecnologia poderia trazer para a medicina.
“A simulação pode ser feita com a ajuda da impressão 3D para cada paciente. Cada um tem uma anatomia diferente e isso permite ao cirurgião fazer uma peça com o tamanho milimetricamente igual ao do seu paciente”, destaca.
Na União Europeia, um projeto financiado pelo bloco conhecido como “The Spine of the Future” beneficiou 75 mil pacientes com produtos desenvolvidos através de impressão 3D em 2019.
Os benefícios da impressão 3D a serviço da medicina
As vantagens de usar a impressão 3D na preparação para cirurgias são numerosas. Segundo Bernardo, a possibilidade de simular o procedimento antes de realizá-lo no paciente permite ao profissional analisar relações anatômicas, avaliar riscos, definir os equipamentos e materiais ideiais para a intervenção e mais.Contudo, não foi uma tarefa simples chegar a um processo que pudesse de fato atender às necessidades médicas. A criação de biomodelos capazes de replicar o local a ser operado para serem inclusive levados para dentro do centro cirúrgico exigiu união entre tecnologia e experiência médica.
“Comprei a primeira impressora há uns quatro anos e sofri em busca de software. O processo de impressão para a medicina como um todo era mais complexo do que eu imaginava e demandava tempo. Busquei ajuda de outras pessoas e montamos uma empresa na garagem da casa do meu pai”, conta o médico Bernardo.
Foi a partir da junção desse conhecimento de profissionais da área da saúde com a expertise de empresários com uma longa trajetória na distribuição de equipamentos cirúrgicos e hospitalares que a Adtiva 3D definitivamente ganhou corpo. Esse mesmo cuidado e atenção aos detalhes que cercou a consolidação da empresa também é aplicado à produção dos biomodelos e demais produtos da impressão 3D oferecidos.
Como explica o sócio Douglas Di Bellis, o processo é feito a partir de um estudo meticuloso dos casos de cada paciente. “Nossos produtos são desenvolvidos por impressoras 3D que usam PLA e outros materiais injetáveis em sua essência. O tempo de produção varia de acordo com o biomodelo que será produzido, pois eles são criados por meio do exame dos pacientes (ressonância e tomografia) para então serem transferidos para um software que faz o processo de impressão”, ilustra.
Precisão em procedimentos delicados
Dentre as intervenções cirúrgicas auxiliadas pelo uso da tecnologia desenvolvida pelo laboratório de anatomia específica estão procedimentos delicados que realmente demandam o máximo de precisão do profissional como a fratura de Jefferson.O neurocirurgião Bernardo recorreu à tecnologia da impressão 3D como um suporte importante para recuperar com segurança uma paciente que havia sofrido esse tipo de lesão. “A paciente de 26 anos sofreu um capotamento e fraturou a primeira vértebra cervical além de lesionar o ligamento transverso e o trauma fechou a artéria vertebral esquerda. No Tocantins foi indicada uma fixação crânio-cervical, cirurgia que iria comprometer grande parte do movimento do pescoço. A simulação com o biomodelo permitiu planejar uma cirurgia mais curta e mais segura, sem fixação ao crânio, o que diminui as chances de lesão da única artéria vertebral remanescente que poderia causar um AVC”, explica.
Além dos procedimentos envolvendo a coluna cervical, a Adtiva 3D também tem se dedicado ao desenvolvimento de formas prototipadas que melhoram os resultados de cirurgias de cranioplastia.
AO VIVO: BANDA DE MÉDICOS FARÁ LIVE SOLIDÁRIA PARA ARRECADAR DOAÇÕES PARA HOSPITAIS DE GOIÁS
Formada por médicos desde 2018, a Banda Gástrica tocará sucessos de pop e rock e arrecadará doações para hospitais públicos e filantrópicos do estado |
No dia 18 de julho, a partir das 17h30, o heliponto do Órion Business & Health Complex será palco de uma live solidária, emoldurada pelo pôr do sol goianiense e que terá como objetivo arrecadar doações para hospitais públicos e filantrópicos do Estado de Goiás. A atração será a Banda Gástrica composta pelos médicos Carlos Filho, Diogo Egídio, Diogo Saliba, Rodrigo Sebba e Walter de Biase. O evento é realizado pela Sociedade Goiana de Gastroenterologia (SGG) com o apoio da Associação Médica de Goiás (AMG), do Hospital Órion e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
A transmissão terá duração média de duas horas e será realizada através do canal do Youtube. O público geral já pode fazer doações pela conta da Sociedade Goiana de Gastroenterologia de acordo com os dados ao final do texto. No dia da transmissão, as doações poderão ser feitas automaticamente por um QR Code que vai direcionar para o link de uma vaquinha virtual.
Rock solidário
Ativa desde 2018, a banda começou em um grupo de discussão médica de gastroenterologia. Alguns integrantes já tocavam algum instrumento e outros começaram a aprender. As reuniões começaram entre eles e foram surgindo apresentações nas comemorações de trabalho. Cada um se aprimorou um pouquinho e a dedicação à banda foi aumentando, chegando a pelo menos um ensaio por mês e uma vez por semana quando existem apresentações agendadas.
“Atualmente os ensaios estão um pouco mais difíceis inclusive para bolar uma logística que seja compatível com a quarentena. Todos nós já testamos negativo e estamos tentando preparar essa live que foi ideia do presidente, mas que abraçamos com carinho porque é uma oportunidade legal para conseguir arrecadações para hospitais que sabemos que são bem carentes, especialmente nessa época de superlotação em que os serviços estão todos sobrecarregados. Vai ser muito bacana poder fazer uma coisa que a gente gosta muito, além da medicina, que é a música e ainda trazer um pouco de descontração que vai gerar algo especial para esses hospitais”, explica o médico Diogo Egidio. Dentre os sucessos estão previstas músicas do Cazuza, Titãs, Legião Urbana, Jota Quest, Capital Inicial, Raimundos e várias outras.
Serviço
O quê: Live Solidária com Banda Gástrica
Quando: 18 de julho às 17h30 no heliponto do Órion Complex
Onde assistir: Transmissão pelo Youtube
Como doar: Em nome da Sociedade Goiana de Gastroenterologia na seguinte conta: Banco Sicoob Agência 756 Conta 109274-0 CNPJ 05.445.067/0001-53.
Mais informações no perfil da entidade no Instagram @sgg_oficial