domingo, 25 de agosto de 2013

Teatro: Ingrid Guimarães e Marcelo Faria estrelam o espetáculo "Razões Para Ser Bonita"

Ingrid Guimarães, Gustavo Machado, Marcelo Faria e Aline Fanju estrelam o espetáculo "Razões Para Ser Bonita"


Razões Para Ser Bonita
 integra uma trilogia, da qual fazem parte também Gorda e As Formas das Coisas, em que Neil Labute aborda questões relacionadas ao mundo atual.A peça de Neil Labute, que foi sucesso de público e crítica na Broadway e em Londres, fala da obsessão pela beleza e questiona os seus limites. Um tema atual que permeia o cotidiano não somente das mulheres, mas também de vários homens.
A atriz Débora Evelyn indicou o texto à Ingrid Guimarães que se encantou com a qualidade da obra e o assunto que o autor discute.
¨É um texto de amor que fala sobre a obsessão da beleza e sobre o que o outro pensa de nós.  As pessoas vão se identificar muito¨, declara Ingrid, que produz a montagem em parceria com a Chaim Produções.
Ingrid conhece e admira o diretor João Fonseca desde o período em que ele trabalhava como assistente de direção de Antonio Abujamra na Cia Os Fodidos Privilegiados, companhia na qual a atriz fez cursos de teatro assim que começou a morar no Rio de Janeiro. Desde que conseguiu os direitos do texto, o convidou para esse trabalho. Uma parceria que se estabeleceu há mais de um ano.
Também convidou o ator Marcelo Faria, com quem atuou em seu primeiro espetáculo infantil.  Possuem uma relação de parentesco (são primos) e de admiração profissional. O desejo de dividirem o palco novamente era mútuo.
A peça, inédita no Brasil, apresenta a relação entre quatro amigos que demonstram o quanto o padrão de beleza vigente pode ocasionar sofrimentos e provocar angústias.  Os diálogos são bem-humorados e com um humor ácido.
A história gira em torno da protagonista Steph (Ingrid Guimarães), a qual vive em função de uma beleza perfeita e acaba prejudicando os seus relacionamentos por esse motivo.
Steph termina o namoro com o seu namorado Greg (Gustavo Machado) ao saber que ele comentou com um amigo que achava a sua fisionomia¨apenas comum¨.
Greg não fala por maldade, mas o fato para ela é de tamanha gravidade, que não suporta mais viver ao lado dele .¨Steph é comparada com outra mulher e ela fica transtornada¨, afirma Ingrid.
Paralelamente a essa história, Leo (Marcelo Faria), melhor amigo de Greg, dá valor extremo à beleza: se divide entre achar o máximo namorar uma mulher linda, Carla (Aline Fanju), e ter um caso com uma menina mais jovem e ainda mais linda.
Carla, que é amiga de Steph, enfrenta as dificuldades de ser uma mulher muito bonita e invejada. Todos acreditam que ela é feliz e que tem um namoro estável, mas o seu relacionamento amoroso é conflituoso.
Segundo o diretor João Fonseca, uma das maiores qualidades de Labute é o seu talento para criar personagens cotidianos e pertencentes a uma classe social menos favorecida dos Estados Unidos.
¨Fala da beleza sem defender uma tese e coloca em questão como isso mexe com a vida das pessoas. Fala também das dificuldades das relações amorosas¨, salienta o diretor.
Numa área profissional em que a beleza é geralmente levada em conta na hora da contratação de um ator, especialmente na TV, os integrantes do elenco concordam que o valor exagerado à beleza não traz benefícios. Consideram essencial, no entanto, cuidar do corpo para a garantia de uma vida saudável.
¨Tem o lado da saúde que é positivo, mas a paranoia e a obsessão nos faz escravo de um padrão que não é interessante porque nos tira a atenção de questões serias da existência humana¨, opina Gustavo.
Ingrid Guimarães confessa que perdeu muito tempo preocupada com a beleza e hoje prefere dedicar seu tempo ao estudo e à leitura. Conta que sempre se sentiu ¨um patinho feio¨, mas que o nascimento de sua filha lhe deu muita autoestima.
¨A questão da beleza tem menos importância do que as pessoas dão a ela. Beleza não garante o sucesso¨, defende a atriz, que conseguiu visibilidade na TV devido ao grande sucesso de seu espetáculo teatral Cócegas.
O ator Marcelo Faria compartilha da mesma opinião de Ingrid. A questão da beleza sempre esteve presente em sua vida, já que é filho de Reginaldo Faria, um dos galãs da Rede Globo. O ator, apaixonado por esportes, garante, no entanto,que busca um bom condicionamento físico, mas procura não ser escravo da perfeição.  ¨A minha preocupação é com a qualidade do meu trabalho¨, afirma.
Todos os atores foram escolhidos em virtude de suas experiências profissionais, inclusive Aline Borja, que por interpretar a linda Carla, precisava ser bonita.
A bela atriz, que ficou conhecida por seu trabalho na novela Viver a Vida, da Rede Globo, possui uma larga trajetória no teatro e teve que batalhar para obter o reconhecimento do seu talento.
Segundo Aline, ser bonita muitas vezes lhe trouxe problemas e assim como os colegas de palco, tenta usufruir dos benefícios que a indústria proporciona para a garantia de uma vida saudável e de uma boa aparência, mas sem exageros e priorizando a o aprimoramento profissional.

Ficha Técnica
Texto: Neil LaBute Direção: João Fonseca Tradução e Adaptação: Susana Garcia Elenco: Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado, e Aline Fanju Iluminação: Daniela Sanchez Cenário: Fernando Mello da Costa Figurinos:Antonio Medeiros Produção musical: Ricardo Leão Programação Visual: Rene Machado Fotos Estúdio: Nana Moraes Preparação vocal: Rose Goncalves Designer de lutas: Dani Hu
Serviço
Espetáculo: Razões Para Ser Bonita Teatro Goiânia (Av. Tocantins esq. com a Av. Anhanguera, Centro) Sábado, dia 24/08, às 21h | Domingo, dia 25/08, às 20h Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). | Assinantes do O Popular e clientes Unimed Goiânia têm 50% de desconto. Duração: 100 minutos Recomendação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário