sexta-feira, 8 de abril de 2011

TRAGÉDIA NO RJ: WALCYR CARRASCO ESCREVE SOBRE O ASSASSINATO DAS CRIANÇAS DE REALENGO

Walcyr Carrasco

O PSICOPATA E O SEXO

Postado em 08/04/2011 às 02:32 por Walcyr Carrasco www.vejasp/walcyr
 
Estou chocado pelo ataque às crianças cariocas. Como todo o país. A própria Dilma Rousseff  não conteve a emoção ao pedir um minuto de silêncio pelas vítimas. Tão assustadora como o tiroteio é a mensagem deixada pelo assassino. Fala de “virgindade”, “impureza”. É o tipo de texto que, em pleno século XXI, eu não esperaria ler. A grande questão revelada por ele é que o sexo ainda é associado com impureza.
A tensão sexual faz explodir a violência. São inúmeros os casos de agressões a homossexuais nas ruas. Prostitutas também são vítimas. Já li um depoimento onde, ao saber que tinha agredido uma doméstica, o agressor se defendeu dizendo ter pensado que era uma prostituta, como se isso justificasse o ato. A sociedade costuma fechar os olhos a esses casos, que parecem esporádicos. Ou que não tocam diretamente o mundo confortável e aparentemente seguro da classe média.  Eu sei, como todo mundo sabe, que há uma esfera social onde a violência é parte do cotidiano. Mas diante da tragédia, a violência, que explode a partir da tensão sexual, afeta todos nós.
É claro que o rapaz tinha um desequilíbrio mental. Provavelmente, era psicopata, embora eu não tenha formação médica para diagnosticar. O psicopata se distingue pela falta de sentimento pelo outro. Alguém que atira e mata crianças, ao meu ver, se enquadra nesse perfil. Mas a mensagem mostra uma incrível tensão sexual.
A virgindade, inclusive masculina, é defendida por religiões,no mínimo até o casamento. Ou por grupos religiosos dentro de instituições consagradas. O ato sexual continua a ser relacionado com impureza, como há dois mil anos atrás. Pessoalmente, respeito a fé de cada um. Prefiro não debater questões religiosas.
Mas o acontecimento no Rio de Janeiro simboliza a derrota de nossa Educação. Pessoas bem formadas aprendem a fazer escolhas. E são capazes, mesmo no caso extremo de optarem pela virgindade, de não culparem o outro por assumir  uma posição diferente.  Aulas de Educação Sexual são necessárias para que o individuo estruture um quadro de valores. E seja capaz de lidar com a própria forma de ser e as alheias. Também é essencial aprender a cidadania também, para respeitar o próximo.
Qual a formação desse assassino? Como desenvolveu seus  valores? Por que matar crianças lhe pareceu mais coerente do que perder a virgindade?
A questão básica neste país continua sendo a Educação. O triste acontecimento no Rio de Janeiro prova que onde não há Educação de base, sobra espaço para a violência.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Fica outra questão. É um tema polêmico. Mas não há dúvida de que após uma tragédia como a carioca, a população espera, majoritariamente, a morte do assassino. Ninguém acredita que o Sistema Judicial seja capaz de puni-lo.  Alguma novidade sobre a reforma do Judiciário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário