segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exposição: ONG Rios Goianos realiza a primeira mostra de registros feitos em expedição para retratar os 10 anos de recuperação da nascente do rio, no Hiper Moreira

Fotojornalística de João Faria de Castro Filho: Nascente do Araguaia 

O Hiper Moreira sedia até 31 de junho uma exposição promovida pela ONG Rios Goianos. A visitação à mostra é gratuita, das 7h às 0h, de segunda a sábado, e das 8h às 22h, aos domingos. São cerca de 40 fotos, de 30x40 centímetros, que retratam os trabalhos desenvolvidos durante uma década para recuperar as nascentes do Rio Araguaia, que possui mais de dois mil quilômetros de extensão e faz divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Todo o registro que será apresentado na exposição é fruto do trabalho do fotojornalista João Faria de Castro Filho. Em julho de 2010, ele foi convidado pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA) para participar de uma expedição à nascente do Araguaia, na cidade de Mineiros (GO). João Faria explica que em 1997, quando esteve na região, uma voçoroca de 2,5 quilômetros de extensão ameaçava o leito do rio. A recuperação foi viabilizada por meio de uma parceria firmada entre a DEMA e Milton Fries, proprietário da fazenda Jacuba, onde se localiza a antiga voçoroca, que com a revitalização cedeu lugar à nascente batizada com o nome Milton Fries, em homenagem aos esforços do fazendeiro.

“Esta exposição apresenta o resultado da maior recuperação ambiental executada na região Centro-Oeste do Brasil. Queremos com isso engajar a sociedade em geral a colaborar para a preservação. É algo possível que está ao nosso alcance, porque mesmo com poucos parceiros e recursos financeiros, a nascente de um dos mais importantes rios do País foi recuperada”, afirmou João Faria.

Fotojornalística de João Faria de Castro Filho: Nascente do Araguaia 


Após a exibição no Hiper Moreira, a mostra fotográfica será levada para municípios ribeirinhos de Goiás como Araguarças, Aruanã, Luiz Alves.

Serviço
O quê: Exposição fotográfica da nascente do Rio Araguaia
Onde: Hiper Moreira
Quando: De 19 a 30 de junho
Horário: De segunda a sábado, das 7h às 0h, e aos domingos das 8h às 22h
Endereço: Avenida Perimetral, 2.982, setor Coimbra
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário