domingo, 28 de agosto de 2011

GOIÂNIA: COWPARADE: AS VAQUINHAS VÃO INVADIR A CIDADE


As grandes e verdes pastagens da cidade mais arborizada do Brasil vão receber um lindo rebanho. As vaquinhas pretendem bater todos os recordes de sorriso, fotos e público nessa edição Goiânia. Trata-se da "CowParade – Circuito das Vacas", exposição de arte que há 11 anos roda o mundo todo e já passou por 90 cidades. No Brasil, a "Cow Parede" já passou por São Paulo (2005), Curitiba e Belo Horizonte (ambas em 2006) e Rio de Janeiro (2007), São Paulo e Porto Alegre (2010) e foi vista por mais de 150 milhões de pessoas.
     Goianos de qualquer idade e classe social serão movidos pela irresistível atração exercida por esse inusitado rebanho que ocupará os parques, avenidas e praças da cidade por dois meses. As esculturas serão instaladas em pontos estratégicos, a maior parte em espaços abertos, livres para que a população observe, contemple e, sobretudo, se divirta. contemplação e sobretudo a diversão.
     A "CowParede" um dos únicos projetos que envolvem a comunidade por inteiro: empresas, artistas locais, terceiro setor e o público. O objetivo é valorizar a arte, embelezar a cidade, proporcionar uma forma de entretenimento e democratizar a cultura.
     Essa edição já conta com a confecção de 50 esculturas, que terão intervenção de artistas locais e 10 bezerros (mini-esculturas), que serão customizadas por escolas do ensino público.
     A "CowParade" começou em 1998 quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a clara intenção de provocar o riso. Em 2000 os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pela americana "CowParade" Holding Inc. e outras 4 mil vacas criadas em todos os continentes.
     Desde então foram produzidas 230 miniaturas das vaquinhas mais aplaudidas, em tiragens limitadas e numeradas. De seis em seis meses são editadas novas séries que são comercializadas no Brasil por diversas lojas de presentes e pelo site Submarino. Algumas são obras de artistas brasileiros como a famosa escultura da primeira edição da Cowparade São Paulo: Rodo Logo Existo, criada por Kiko Cesar, Felipe Madureira e Luiz Almeida e patrocinada pela Pirelli.
Outra meta é promover a responsabilidade social. Por isso, ao final de cada temporada, as vaquinhas são arrematadas em leilões beneficentes com renda revertida para obras sociais das comunidades envolvidas. O projeto já arrecadou quase R$ 4 milhões para ações de responsabilidade social no Brasil. A arrecadação obtida pelo leilão será destinada a entidades sem fins lucrativos.
Quem assina a edição em Goiânia é a Toptrends, representante da "CowParade" no Brasil. A empresa brasileira foi criada em 2004 com a missão de popularizar a arte e a cultura através de projetos especiais, como é o caso da "CowParade", um dos maiores e mais bem-sucedidos eventos contemporâneos de exposição de arte de rua do mundo. Para participar como artista dessa edição goiana, entre em http://www.cowparade.com.br/go/form e obtenha todas as informações sobre o processo de seleção.


Serviço
*CowParade Goiânia 2011 - Circuito das Vacas*
De 24/11/2011 a 22/01/2012.
Idealização: Toptrends
Realização: Secretaria da Cultura da Prefeitura da Cidade de Goiânia
Para patrocinar uma escultura: Entre em contato com a Toptrends.

Mais informações:

2 comentários:

  1. A Cow Parade já foi um evento sério em anos passados. Hoje é um projeto caça-níqueis que explora os artistas locais. Em Goiânia, por exemplo, a prfeitura está pagando UM MILHÃO E MEIO para os produtores dessa 'coisa' provinciana. Os artistas locais que farão as "vaquinhas", receberão míseros 500 Reais cada, a título de ajuda de custos. O dinheiro gasto com isso, daria para custear 100 exposições com catálogo, ou construirmos um espaço dígno para os artistas da terra realizarem exposições, já que nao contamos com um aparelho público decente para tal. A meu ver, como cidadãos, devemos repudiar um projeto com esse formato, q só leva dinheiro do nosso município. Hum milhão é meio é quase o montante total gasto pela Secretaria de Cultura para financiar projetos durante um ano inteiro através das leis de incentivo à cultura. Por Marcos Caiado, via Facebook

    ResponderExcluir
  2. É Marcos Caiado, a prefeitura precisa rever seus conceitos com o dinheiro público.Tem gente morrendo em fila do Cais. Por Vereador Anselmo Pereira via Facebook.

    ResponderExcluir