quarta-feira, 18 de maio de 2011

GOIÂNIA: XIII FICA É LANÇADO NO PALÁCIO DAS ESMERALDAS

Foi dada a largada, ontem, terça-feira, dia 17, no Palácio das Esmeraldas, aconteceu o lançamento oficial do XIII FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) reunindo políticos, artistas, imprensa e formadores de opinião.
A Cidade de Goiás vai se transformar, de 14 a 19 de junho, em um grande palco, agora, para viver mais uma edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
Idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, o Fica despontou em 1999 como marco de um novo momento da cultura em Goiás, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade. A pouco mais de dois meses da data de sua realização (2 a 6 de junho de 1999), João Batista produziu o regulamento, estabeleceu a premiação – cada prêmio homenageia uma personalidade da cultura goiana – e criou o formato final do festival, entre outras providências.
Como projeto do Governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), tinha atrás de si objetivos ambiciosos, como valorizar o cinema, discutir amplamente a questão ambiental, conquistar o título de Patrimônio da Humanidade para a Cidade de Goiás, movimentar o setor cultural como um todo, gerar riquezas (como cultura e informação), empregos e fomentar o turismo.
Graças ao apoio e envolvimento de seus realizadores, todos esses objetivos foram alcançados em menos tempo do que se esperava. Desde o início, o festival busca fortalecer-se como palco das discussões da temática ambiental dentro de um conceito mais amplo, que combine desenvolvimento com a melhor qualidade de vida no planeta. Nesse aspecto, o Fica abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam à mais ampla abordagem das questões do meio ambiente. Por essa linha de ação busca ainda reforçar a consciência para a melhor relação homem/natureza.
Neste ano, Gilvane Felipe, presidente da Agepel fez a honra ao lado do governador Marconi Perillo, apresentando este grande e valioso projeto cultural, que visa propagar o nosso Estado Brasil à fora. Como atrações musicais, o FICA terá Maria Rita, Mano Chao e Rita Lee. Também terá presenças de Arnaldo Jabor e Caca Diegues.

Gilvane Felipe com a palavra

O governador Marconi Perillo

Jacqueline Vieira e Gilvane Felipe comemoram o lançamento do XIII FICA

FOTOS: FLAVIO ISAAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário