Pages

quinta-feira, 30 de abril de 2020

SAÚDE: TESTE RÁPIDO DE COVID-19 E CONSULTA ON-LINE COM INFECTOLOGISTA A CUSTO ACESSÍVEL

ConectMed e Laboratório Saúde se uniram para oferecer consultas remotas com infectologista, coleta de material a domicílio e realização do teste rápido sorológico com resultados em até 24 horas
Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde de qualidade, a ConectMed e o Laboratório Saúde se uniram para oferecer o teste rápido sorológico (ONE STEP COVID-19 TEST) com resultados em até 24 horas. “Todo o processo foi pensado para cuidar do paciente desde o primeiro contato com o médico infectologista até a coleta do exame que pode ser em domicílio”, afirma Frederico Lopes Moraes, sócio da empresa.
O valor de R$ 250 inclui a teleconsulta médica + teste rápido para COVID-19 e é subsidiado pelas empresas para ampliar o acesso dos pacientes aos testes e evitar sobrecarregar o sistema público de saúde. A iniciativa visa atendimento rápido, seguro e confortável, com suporte especializado em todas as fases. O teste rápido sorológico emprega a técnica de imunocromatografia, usada para detectar os anticorpos IgM e IgG no sangue do paciente.
“A coleta é feita pela punção capilar ou venosa e a amostra de sangue é testada com corantes reagentes. Esses anticorpos, que são relacionados ao COVID-19, devem ser pesquisados após 7 a 9 dias de sintomas e o maior diferencial desse método é que ele é bastante útil para testagens em maior escala, seja para diagnosticar a infecção em situações de declínio/oscilação da carga viral como em inquéritos epidemiológicos para entender melhor a pandemia. Mas assim como ocorre com outros testes rápidos, é importante a avaliação médica dos resultados devido à possibilidade de resultados falsos-negativos e falsos-positivos. A correlação clínica torna-se bastante importante nessas situações”, explica a diretora do Laboratório Saúde, Maria Ordália Ferro Barbosa.

Passos do atendimento

1 – Triagem eletrônica (formulário aqui) - O paciente responde a um questionário elaborado por infectologistas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Informações como comorbidades, sintomas presentes, tempo de sintomas e faixa etária geram uma nota, baseada em um sistema de pontuação que determina os próximos passos.

2 – Agendamento - A secretária entra em contato para confirmar informações e entender o histórico clínico e social. É feito o agendamento com a médica infectologista e para a coleta do material em domicílio ou nas unidades do Laboratório Saúde nos setores Aeroporto e Nova Suíça.

3 – Resultado do exame e orientação - No mesmo dia, o Laboratório Saúde registra o resultado e encaminha para a ConectMed. O médico especialista define se o paciente precisa buscar uma unidade de saúde ou monitoramento em casa e qual será o período de duração do acompanhamento.

Opinião da especialista
O isolamento social também diminui a quantidade de pessoas nos pronto-atendimentos e nos hospitais para deixar esses locais apenas para os casos urgentes, por isso a médica infectologista Lissa Rodrigues acredita que a teleorientação e o telemonitoramento contribuem para que as pessoas que estão com sintomas leves não fiquem sem atendimento e, ao mesmo tempo, evitem sair de casa. “A experiência tem sido muito produtiva, interessante e gratificante por saber que posso ajudar e orientar as pessoas sem coloca-las em risco”, afirma.
Segundo ela, o teste rápido de COVID-19 está sendo muito utilizado para auxílio no diagnóstico de pacientes graves e internados com suspeita alta, que tenham tido resultado negativo no exame RT-PCR de SARS-COV2. “Ele também está sendo usado para confirmação diagnóstica em casos leves ou recuperados, auxiliando na decisão de retirada de isolamento, de acordo com indicação médica”, explica a infectologista.

Telemedicina ConectMed
Os atendimentos realizados pela ConectMed seguem todas as normas exigidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com os protocolos de atendimento de acordo com cada especialidade. No caso do surto atual, a equipe médica está munida de uma ferramenta que permite visualização do paciente e acesso à área de registro de informações após a emissão do prontuário, receita e todos os demais procedimentos, incluindo a anamnese. “Depois de armazenados, esses dados são protegidos contra alterações para quaisquer consultas futuras, inclusive para questões jurídicas ou coisa do gênero. Resumindo, mais que uma simples consulta via uma aplicação como o Skype, é um formato próprio para o atendimento e tratativa na área da saúde”, explica o sócio Douglas di Bellis.

SAÚDE: OBESIDADE AGRAVA QUADROS DE COVID-19 E MATA MAIS JOVENS QUE IDOSOS

Dr. Luiz Henrique de Sousa Filho
O Ministério da Saúde apontou uma tendência sobre o novo coronavírus: além da obesidade ser um fator de risco para o COVID-19 - por diminuir a imunidade do indivíduo e aumentar o risco do agravamento da contaminação -, a doença está mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos. É a única comorbidade em que isso acontece. Nas duas primeiras doenças mais comuns entre todas as mortes (problemas cardíacos e diabetes), a maioria das vítimas fatais têm mais de 60 anos. Nesse cenário, o médico gastroenterologista e presidente da Sociedade Goiana de Gastroenterologia, Luiz Henrique de Sousa Filho, alerta que a obesidade também deve ser tratada com cautela em meio ao surto atual. Estudos realizados até aqui e propagados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que pessoas com mais de 60 anos compõem um dos principais grupos de risco para o novo coronavírus. Além delas, portadores de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e asma também são mais vulneráveis aos quadros mais graves da doença.

Obesidade é fator de risco
A pessoa obesa está mais suscetível a evoluir para quadros graves do novo coronavírus, pois a obesidade age como fator de diminuição da defesa. Diante disso, com o sistema imunológico debilitado, essa pessoa não estaria apenas mais vulnerável à contaminação, mas também à evolução da doença. “O indivíduo acima do peso é imunossuprimido. Uma vez adquirida essa infecção, sabemos que os obesos podem apresentar o agravamento do quadro mais facilmente: pneumonia causada pelo coronavírus, com necessidade de internação em UTI e ventilação mecânica”, alerta o gastroenterologista.

Cuidados durante a pandemia
Tendo a obesidade como um fator de risco comprovado cientificamente, Dr. Luiz recomenda atenção especial a essas pessoas. Mais do que isso, ele ressalta que as circunstâncias do isolamento social que o momento exige são um obstáculo extra para quem precisa observar seu peso, por dois motivos: ansiedade e consumo de alimentos calóricos sem exercício físico. O aumento da preocupação frente a uma situação sem precedentes para as gerações atuais nas pessoas obesas ou com sobrepeso isso tem um significado ainda maior. “Muitas vezes, elas acabam descontando a ansiedade, expectativa e nervosismo na alimentação, como uma forma de se acalmarem. E o aumento na ingestão de alimentos mais calóricos, como doces e chocolates ou mesmo de bebidas alcoólicas, se soma ao fechamento temporário de academias e outros locais de grande aglomeração de pessoas para achatar a curva de contágio”, explica o especialista.
Nesse cenário, é possível buscar orientações profissionais na internet. “Em muitos casos as pessoas ficam restritas às suas casas, mas não podem deixar de praticar atividade física por causa disso. Existem vários exercícios que podem ser feitos em casa, como abdominal, polichinelo, flexão, etc. Há também vários educadores físicos, profissionais e especialistas orientando gratuitamente através de lives quais exercícios podem ser praticados com segurança”, finaliza.

MÚSICA: DJ BRUNO ALEX LANÇA O CLIPE "CHEIRO DE MAROLA"

O empresário, cantor e Dj Bruno Alex se prepara para lançar seu clipe “Cheiro de Marola” gravado com o Kondzilla Filmes nesta semana. A música é o primeiro lançamento grande do projeto ‘Que de Funkey’ que o Dj assina. O clipe que será lançado no dia 30 de abril, foi gravado na Vila União em São Pauli e contou com a direção de Felipe Schmidt. 
Sobre Bruno Alex

Sucesso nas redes sociais com a página @EntreParaBrisa, onde conta com mais de 800 mil seguidores, Bruno Alex não se contentou com a internet e foi para os palcos. Como vocalista, tornou-se referência do Rap Reggae no estado de Goiás com a EntreParaBrisa Sessions, que já abriu show de grandes artistas como Anitta e O Rappa. Agora, o goiano se doa a um terceiro projeto.
Em dezembro de 2018, começou o Que se Funkey. Voltado para o Funk ao vivo, pouco difundido em Goiânia, o projeto rapidamente caiu nas graças do público.

“Já toquei em Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro e em cidades no interior do estado de Goiás. O funk é uma música muito envolvente, que ninguém consegue ficar parado. Como atinge todas as idades, senti uma aceitação excelente e muito rápida. Feliz demais por mais essa empreitada”, pontua Bruno, que toca e canta no Que se Funkey.  

GASTRONOMIA: O CHEF MARCO SOARES ASSUME A COZINHA DO RESTAURANTE NUBAH

O chef executivo Marco Soares, responsável hoje pelo Magna Restaurante, assume a cozinha do restaurante Nubah, a partir desta sexta-feira (30). O novo sócio dos irmãos Manoel Pereira e Alexandre Pereira, reabre a casa em modo delivery e drive thru. Marco garante que Goiânia irá conhecer uma gastronomia raiz com um leve upgrade. Fraldinha Angus acompanhada de Saladinha de folhas jovens, arroz biro-biro, cebolas caramelizadas e batatas assadas; File do chef acompanhado de Picadinho de filé, arroz cremoso, farofa de bacon e fritas; Parmegiana da casa com Molho italiano, muçarela, Burrata e Pesto, arroz e batata Nubah fazem parte do cardápio criado pelo chef Diego Clemente braço direto do chef. Os pedidos podem ser feitos através das plataformas iFood e Uber Easts ou através do whatsapp +55 62 98433 4307.


BBB 20: VIVIAN AMORIM USA VESTIDO DE GALA FEITO PELA ESTILISTA GOIANA MAISA GOUVEIA

No dia 27 de abril, logo após a grande final do Big Brother Brasil 20 na Globo, teve "A Eliminação", no canal Multishow, ao vivo, com Babu Santana, um dos ex brothers mais queridos, quarto colocado no reality e eliminado no paredão do último sábado, dia 25, com 57,15% dos votos. Bruno de Luca e Vivian Amorim receberam o ex integrante da casa mais vigiada do Brasil, que contou também com a apresentação virtual de Titi Müller. Em clima de gala e festa, Babu e os apresentadores conversaram sobre a final da edição e fizeram uma retrospectiva sobre sua presença no programa.Vivian Amorim usou um vestido feito pela estilista goiana Maisa Gouveia. O Styling ficou a cargo de Alice Gondar.