sábado, 17 de junho de 2017

SAÚDE: PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS FOI DESTAQUE EM AULA DO HUGOL NAS ESCOLAS

O programa HUGOL nas Escolas, desenvolvido pelo Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, promoveu mais uma aula nessa última quarta-feira, 14, no Colégio Estadual Jayme Câmara, localizado no Bairro Floresta, na Região Noroeste de Goiânia. Como essa escola já foi capacitada sobre a prevenção de traumas, o médico Dr. Bernardo Barreira ministrou o tema de “Primeiros Socorros”, visando orientá-los sobre as melhores condutas nas situações de emergência, aumentando as chances das vítimas.
Um dos diferenciais dessa aula foi a abordagem sobre a prevenção de queimaduras, devido à proximidade com o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. De acordo com o supervisor médico da pediatria do HUGOL, Dr. Elísio de Castro, “a queimadura é devastadora, produzindo sequelas funcionais, estéticas e psicológicas com alta taxa de mortalidade. Esses acidentes ocorrem, em sua maioria, no ambiente doméstico”. O pediatra complementa que “a primeira atitude quando da ocorrência de uma queimadura é acionar a emergência, SAMU e Corpo de Bombeiros. Como uma medida inicial, recomenda-se somente lavar a área com água fria. Não pode ser aplicado nenhum outro produto na região da queimadura, com risco de agravamento da lesão”. 
Para o supervisor médico da Unidade de Queimados, Dr. Fabiano Arruda, esse é um importante momento para conscientizar a população quanto às festas juninas, alertando para o risco da brincadeira de pular fogueiras e o crime de soltar balões, que pode causar uma série de acidentes contra a vida humana e o meio ambiente.

Saiba mais sobre o HUGOL nas Escolas
Conforme a responsável pela ação, Viviane Oliveira, ouvidora e membro da Comissão de Humanização do HUGOL, ao todo 1.632 crianças e adolescentes foram orientados pelo programa. “Atuamos com dois temas: um sobre prevenção de traumas e, quando retornamos à escola, trabalhamos com o conhecimento sobre primeiros socorros, propondo que as crianças saibam atuar em situações de emergência”, explica Viviane.
De acordo com o Diretor Geral do HUGOL, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol, “a ideia é que, como esses alunos já sabem identificar os riscos em casa, na rua e nos ambientes de lazer, agora possam também empreender ações básicas para o socorro das vítimas, desde chamar a emergência até o aprendizado da reanimação cardiopulmonar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário