terça-feira, 19 de maio de 2015

DECORAÇÃO: O ARQUITETO FERNANDO PARRODE PARTICIPA DA CASA COR GOIÁS 2015 COM O AMBIENTE "QUARTO DO CASAL"

Fernando Parrode é arquiteto, urbanista e designer de interiores. Esta é a 11ª vez que ele participa da mostra Casa Cor Goiás. Nesta edição, seu ambiente é o Quarto do Casal “Meu mundo em azul”, com 37 metros quadrados.
A inspiração
Para a composição do Quarto do Casal da Casa Cor Goiás 2015, o arquiteto Fernando Parrode teve como inspiração o casal André Vinícius da Silva e Christiane Lobo Santos da Silva, que se encaixa perfeitamente no perfil do ambiente por ele planejado e executado. São jovens empresários que adoram viajar, apreciam conforto, valorizam arte e sabem utilizar as facilidades tecnológicas. Cultivam círculo de amigos respeitável e são presenças disputadas em qualquer acontecimento social. Pura simpatia!

O conceito
O Quarto do Casal foi concebido obedecendo ao pé da letra o conceito de conforto, aconchego, funcionalidade e sofisticação. Foi inspirado em um casal jovem que encontra no ambiente um refúgio seguro para se proteger do estresse da vida urbana. O ambiente traz referência de tudo o que esse casal gosta: viagens, arte, design e tecnologia sem abrir mão do aconchego.
Os tons escolhidos foram vários matizes da cor azul, que é associada à tranquilidade, serenidade e harmonia. Estimula a criatividade e remete à água, ao céu e ao infinito. O azul também é a cor da realeza. O espaço contempla uma mescla de várias texturas, tecidos e estampas, numa combinação que confere elegância sóbria.

Tendências e influências
O ambiente é mágico e tudo foi pensado para satisfazer as necessidades do casal. Todos os tecidos, das colchas, almofadas e travesseiros, foram estampados com exclusividade por Silvia Heringer para o ambiente, inspirados em detalhes da arquitetura e em obras de arte. Também seguem uma tendência geométrica que nos remete a década de 70 e que se repete no papel que reveste todas as paredes e nos vitrais nas laterais da cama. Há predominância de tecidos em fibras naturais, como o linho e a seda. A tendência é o conforto, a sofisticação, a funcionalidade e a magia. Materiais sustentáveis e  
ecologicamente corretos também foram uma preocupação do arquiteto nesta concepção.

A composição
Para um quarto majestoso, nada melhor que uma cama dos sonhos, com uma linda cabeceira de 2,23 metros de largura toda estofada; poltronas em linho para leitura ou para assistir à TV; estante e rack desenhados pelo arquiteto para guardar objetos  
especiais e lembranças de viagens. Ali estão a TV de tela curva de 65” e um som ultra sofisticado. Uma escrivaninha/tocador deixa tudo ao alcance da mão, lugar ideal para o notebook ou o tablet. Por perto, o charme do frigobar retrô para total comodidade. Completam o espaço, adornos e peças que fazem parte da história do casal, objetos de família, de suas viagens, algumas obras de arte e muita personalidade. Os tapetes são detalhes à parte. Ao lado da cama, um tapete nômade do Nepal, em lã de algodão bordado a mão, e, no espaço das poltronas, entra um outro turco, em azul royal, envelhecido quimicamente e tingido, remetendo ao aspecto dos tapetes orientais antigos e de alto valor.

Obras de arte
Fernando Parrode valorizou o talento dos artistas goianos em seu ambiente. O renomado João Colagem, que fez carreira na Holanda, desenvolveu dois trabalhos especialmente para este quarto. São peças de sua nova fase nas quais ele explora as propriedades escultóricas do papel. Emoldurando a cama, o mago dos vitrais Duda Badan desenvolveu duas peças nas laterais, com design do arquiteto Fernando Parrode, inspiradas nos azulejos de Athos Bulcão. Os vitrais fazem as vezes dos abajures, emitindo uma luz suave como um caleidoscópio.

Detalhes luxuosos
A pedido do arquiteto Fernando Parrode, o designer joalheiro e arquiteto Antônio Bernardo criou um joia exclusiva para o ambiente. Além disso, a perfumista Sophia Marques desenvolveu uma fragrância inspirada no quarto. O home spray estimula o olfato e conduz ao descanso e paz de espírito.

Revestimentos, tons e texturas
A opção do piso foi pela elegância, praticidade e conforto termoacústico. É resistente a água, em vinílico preto, lançamento da Durafloor, a base de PVC 100% reciclável, arrematado com um largo rodapé em isopor, também reciclado. O papel de parede em motivos geométricos nos remete aos anos 70, dando um toque todo especial, harmonizando com couro e diversos tecidos em fibras naturais e padronagens geométricas, criados exclusivamente para o ambiente. A gama de tons vai dos fendi, caqui, havana, que sobe até o teto, até as várias tonalidades de azuis.

A arte de iluminar
Além de arquiteto e designer, Fernando Parrode é pós-graduado em Light Design, a arte de iluminar ambientes. Por isso ele optou por fazer uma iluminação confortável, aconchegante e bela, onde fosse possível criar cenas diferenciadas com total controle da intensidade luminosa através de dímers comandados por automação. Nada de lustres ou abajures. No teto, uma brincadeira usando diversos plafons circulares, peças premiadas da designer Daniela Zilinsky, como uma constelação de pontos de luz. Os vitrais ao lado da substituem os convencionais abajures, além de serem verdadeiras obras de arte, emitindo uma luz muito suave e agradável, como pede o ambiente. Fitas e lâmpadas de LED em vários locais reforçam a preocupação com a sustentabilidade.

Baixo consumo de energia e pequena emissão de calor. Tudo controlado por um sistema de automação de última geração, sem fio e por rádio frequência, acionado por Ipad.

Pura tecnologia
O Quarto do Casal de Fernando Parrode é, ainda, um espaço que está lançando tecnologia de última geração. O relógio Apple Watch, último de sua geração, comanda todo o sistema de automação, mesmo que o casal esteja fora do país: som, TV, cortinas, iluminação e ar- condicionado. É comandado por rádio frequência, sem fio, através de um Ipad removível na parede. Os interruptores são digitais com dímer portáteis nas laterais da cama para o conforto de quem está deitado, além de um interruptor OneTouch comandando as luminárias de leitura. A TV curva de 65”, lançamento da Samsung, dá a sensação de imersão em 3D na cena de um filme, por exemplo. O sistema de caixas som embutidas utilizado, da Sonance, é o melhor do mundo; um sonho para qualquer apreciador de áudio. A cortina em tecido linho blackout com trilho motorizado e automatizado proporciona um toque de aconchego.

A sustentabilidade

O sistema de automação nos itens iluminação e ar-condicionado proporciona considerável economia de energia. A tecnologia LED nas lâmpadas e fitas luminosas também são a última palavra em eficiência energética. Todo o mobiliário foi produzido em madeira de manejo sustentável pelas diversas fábricas. As persianas, lançamento da Hunter Douglas, foram confeccionadas com madeira reciclada. O piso vinílico, produzido a base de PVC 100% reciclável. Além do belo rodapé de 20 cm em isopor reciclado. A sustentabilidade é uma necessidade do planeta, não uma mera tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário