sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TEATRO: O MVSIKA! COMEMORA 40 ANOS APRESENTANDO O ESPETÁCULO MUSICAL "O XODÓ DA BARATINHA" NO TEATRO GOIÂNIA

O Xodó da Baratinha
O Xodó da Baratinha - com roteiro e canções de Júlio Vann e Jeane Valadares - um divertido musical que marcou época, e deixou saudades, está de volta.  A peça será apresentada no Teatro Goiânia, dia 6, sexta, e foi especialmente redimensionada para comemorar as quatro décadas do Mvsika! Centro de Estudos, a primeira escola de cursos livres de arte de Goiânia.
Jeane Valadares, que assina as novas canções, arranjos musicais e direção, conta que “para marcar os nossos 40 anos, esse musical que trás tantas boas lembranças, foi adaptado desta vez para incluir também os alunos do Centro de Criatividade”.
“O Centro de Criatividade sempre motivou a escrita de musicais, e dezenas deles já foram realizados ao longo da nossa história. Desde modo, escolhemos quadros que fizeram parte de alguns desses musicais e os integramos ao enredo do Xodó, como uma homenagem à metodologia integrada do Mvsika! e o que ela proporciona”, lembra.
“O musical O Xodó da Baratinha estreou em setembro de 2002, no Teatro Goiânia e, em seguida, foi reapresentado no auditório da EMAC, a convite da UFG. Quando iniciaram o processo de criação da montagem, Júlio Vann e Jeane Valadares pensaram: “e se encontrássemos um jeito alternativo para a Dona Baratinha conseguir o laço de fita para as suas antenas e o dinheiro na caixinha? E que história é essa de uma barata se apaixonar por um rato? Que tipos de baratas são comuns no Brasil? “
 Com isso, surgiu um divertido enredo baseado nos sonhos de cada um e que aproveitava para propor uma reflexão sobre temas transversais, como a massificação dos desejos, o papel da mídia em criar modelos de consumo, o bullying, o ter versus o ser e muito mais. Surgiu um programa de rádio com auditório apresentado por um Rato serviu de ambiente para a Dona Baratinha ter uma história totalmente nova.
Em 2006, o musical foi ampliado, com adições de canções e personagens, sendo reapresentado no Colégio Auxiliadora, Externato São José e Colégio Santa Clara pelos alunos do Corpo de Baile do Mvsika!,  em projeto interno da escola.
Os professores responsáveis pela nova edição são Jeane Valadares (música, oficina e coral), Laís Mendonça ( balé e oficina) , Jader Holanda ( circo) , Ângela Maria Lima ( artes plásticas), Nathalia Diamante  (balé e circo) e Ângela Maria Lima ( elementos de cena e exposição de artes plásticas). A iluminação é de Hérika Crosara, o cenário de Paulinho Pessoa e os figurinos de Ana Maria Mendonça. A coordenação geral é de Delmari de Brito Rossi.

Serviço
O Xodó da Baratinha
Realização Mvsika! Centro de Estudos
Teatro Goiânia (Av. Anhanguera com Tocantins, Centro), dia 4, sexta, 20h
Ingressos: 20 reais, antecipado no Mvsika! (Rua 18, Setor Oeste, 3214 1800)
No Teatro Goiânia: 40 e 20 reais

Foto: Rodrigo Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário