segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EXPOSIÇÃO: FLAMBOYANT RECEBE "GOIÂNIA FOTO" DE ELEIZER BILEMJIAN RIBEIRO

Vista da loja Goiânia Photo - Avenida 24 de outubro
O Flamboyant Shopping Center recebe até o dia 28 de outubro, a exposição Goiânia Foto, instalada no piso 3 do centro de compras, com curadoria de Eliezer Bilemjian Ribeiro. A mostra é composta por cerca de 90 fotografias, de 43 x 30cm, em sua maioria inéditas, com imagens da implantação da capital de Goiás. Faz parte ao acervo da família de Eduardo Bilemjian, fotógrafo pioneiro da cidade. São registros fotográficos valiosos de 1935 a 1940, como as primeiras construções e imensas avenidas desertas. 

Sobre Eduardo BilemjianEduardo nasceu em Aintap, cidade antiga da Armênia, em 1907. Ele aprendeu a fotografar em um ateliê da cidade de Baalbek, no Líbano, aos quinze anos de idade. Chegou ao Brasil em 1926, e se estabeleceu na cidade de São Paulo, onde trabalhou como auxiliar de fotógrafo, tendo depois montado seu próprio estúdio, o Foto Paris, na Avenida São João.

Em 1935, um cartaz na Estação da Luz chamou sua atenção, anunciando a construção de Goiânia, a nova capital do estado de Goiás. Eduardo Bilemjian vendeu tudo para custear sua viagem a Goiânia. Chegando aqui, Eduardo não pretendia continuar como fotógrafo, mas as oportunidades raras de emprego o levaram a adquirir uma câmera do fotógrafo Antônio Pereira da Silva a aceitar alguns trabalhos. Logo, montou o Goiânia Foto, na Avenida 24 de outubro, de onde sempre em companhia de sua bicicleta, que se tornou marca nas fotos históricas, registrava o desenvolvimento de Goiânia. 


Residência de Pedro Ludovico Teixeira - antiga rua 26 - atual Rua Dona Gercina Borges

Delegacia fiscal - atual Delegacia de administração - ministério da fazenda GO TO

Edifício dos Correios e Telégrafos

Palácio do Governo em construção

Ficha Técnica da Exposição:
Curadoria - Eliezer Bilemjian Ribeiro
Organização - José Renato de Castro e Silva , Camila Albernaz Oliveira dos Santos e Leandro Souto Moreira Rodrigues
Apoio de montagem - Thais Gonçalves Saêtta e Lucas Felício Costa


Eduardo Bilemjian na loja Goiânia


Serviço:
Exposição Goiânia Foto
Data: Até dia 28 de outubro
Local: Piso 3 - Flamboyant Shopping Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário