quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tome Nota: CCBEU incentiva alunos da rede estadual a participarem do programa Jovens Embaixadores


Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores que seleciona estudantes brasileiros da rede pública de ensino para intercâmbio estudantil nos Estados Unidos com duração de três semanas, saindo em janeiro de 2014. As inscrições vão até o dia 9 de agosto e podem ser feitas através da página dos Jovens Embaixadores no Facebook. O programa, que é realizado pela Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, está em sua 12ª edição e, para o ano que vem, ampliou de 35 para 37 o número de estudantes brasileiros para participar da experiência. que tenham entre 15 e 18 anos, matriculados no ensino médio.

Os candidatos precisam ter entre 15 e 18 anos e estarem matriculados no ensino médio. Além disso, é necessário excelente desempenho escolar, boa fluência em inglês, perfil de liderança, exercer trabalho voluntário e ter vontade de representar o Brasil como Jovem Embaixador. Em Goiânia, o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) é a instituição parceira da Secretaria de Educação e da Embaixada dos Estados Unidos.

Mais que aplicação das provas oral e escrita no segundo semestre, o CCBEU participa de todo o processo, desde as inscrições até as seletivas. Junto à secretaria de educação, a coordenadora do departamento Education USA, Rejane Dal Molin, percorre escolas dando palestras e orientações sobre os requisitos, como preencher o formulário de inscrição, como estudar para os testes, como comprovar o trabalho voluntário, qual a documentação necessária etc. “Os alunos ficam muito interessados e, apesar de a maioria não ter o perfil, isso é um incentivo para que eles comecem a valorizar os estudos e o inglês, pois algum dos requisitos são boas notas em todas as disciplinas e fluência em inglês. É uma injeção de ânimo para alguns alunos que pensam que não existem oportunidades para o aluno de baixa renda e que estuda em escola pública”, afirma Rejane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário