segunda-feira, 24 de junho de 2013

Automóveis: Presidente mundial da JAC Motors visita obras da fábrica na Bahia

Xiang Xingchu, Ademar Delgado e Sergio Habib

Por ocasião de participação no lançamento do novo J3 e do novo J3 Turin, na última terça-feira 18, em São Paulo, o presidente mundial da JAC Motors, Xiang Xingchu, esteve hoje também na Bahia. A agenda do executivo chinês incluiu um encontro, pela manhã, com o governador Jaques Wagner, e a visita na própria obra, no Pólo Industrial de Camaçari.

Acompanhado pelo sócio brasileiro, Sergio Habib, que dirige as operações da marca no Brasil, Xingchu revelou otimismo com o andamento das obras. “Apesar das chuvas, a equipe de engenheiros me garantiu que estamos dentro do prazo e vamos inaugurar a planta no segundo semestre de 2014”, revelou aos jornalistas presentes. O prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, e o Secretário de Desenvolvimento, Djalma Machado, também acompanharam a visita à obra.

A composição da JAC Motors do Brasil terá 66% de capital nacional, do Grupo SHC, presidido por Sergio Habib, e 34% da JAC Motors China. Está previsto um investimento de R$ 1 bilhão, que será aplicado na construção de uma planta com centro de desenvolvimento de novas tecnologias, centro de estilo e design, laboratórios de acústica e controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional, além das tradicionais etapas de produção, incluindo estamparia de componentes. Para os próximos anos está prevista a produção de motores. “Estamos prevendo empregar 3,5 mil pessoas diretamente, além de 10 mil indiretos”, anuncia Habib.

Terraplenagem e replantio de mudas
Na etapa inicial, o Complexo Industrial JAC Motors terá uma área construída de 150 mil metros quadrados, que dará vazão a uma produção anual, em dois turnos, de 100 mil carros de passeio e 10 mil veículos comerciais. A partir da obtenção das últimas licenças ambientais, em abril, o terreno começou a ser preparado para as primeiras fundações, previstas para agosto. A terraplenagem está sendo executada por três construtoras, o que vai totalizar uma movimentação de cerca de 700 mil metros cúbicos de terra, ou o equivalente à carga de 50 mil caminhões.

Como compromisso ambiental acordado com a prefeitura de Camaçari, a JAC Motors comprometeu-se em replantar 3 mil mudas de plantas, que estão sendo retiradas do próprio local em que se realiza a terraplenagem. Mas a empresa fez mais do que isso: construiu, no próprio canteiro de obras, um viveiro com capacidade de 10 mil mudas, onde empresas especializadas em coleta e replantio florestal foram contratadas apenas com esta finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário