quinta-feira, 7 de março de 2013

CONSTRUÇÃO CIVIL: EXPERIÊNCIAS DA TOCTAO INTEGRARÃO GUIA CBIC DE BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

Colaboradores da Toctao esclarecem moradores vizinhos ao canteiro de obras

Ao longo de sua história, a Toctao Engenharia pautou sua atuação nos princípios da sustentabilidade e valorização do capital humano. Reflexo disto, é que dois projetos desenvolvidos pela empresa, o Vizinho Amigo e o Canteiro Ecológico, foram selecionados para integrar o 1º Guia CBIC de Boas Práticas de Sustentabilidade na Construção, que tem por objetivo disseminar as principais iniciativas empresariais em prol do desenvolvimento do setor.
A publicação, assinada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, foi elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral e Serviço Social da Indústria (SESI). Será lançada no dia 22 de março, na sede do Seconci do Rio de Janeiro. Para retratar as 29 experiências desenvolvidas por 21 empresas de todo País, os organizadores analisaram pelo menos 180 iniciativas durante um período de seis meses.
“Para nós, este é um reconhecimento do setor, de grande valia, principalmente sendo assinada pela CBIC, uma organização pautada pela seriedade, com grande importância no segmento”, considerou o diretor da empresa, Alan Alvarenga Menezes. Ele ressalta ainda a importância das empresas compartilharem as boas práticas, tanto para disseminar ao público a atuação responsável do setor quanto para disseminar a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social a mais empresas do setor. “Compartilhar estas experiências bem sucedidas é apontar um caminho viável a quem está na mesma estrada”, considerou.
As práticas da Toctao Engenharia estão em sintonia com o Sistema de Gestão Integrado implantado pela empresa, por meio das certificações em meio ambiente, a ABNT NBR ISO 14001:2004, em saúde e segurança do trabalho, a OHSAS 18001:2007. Os dois títulos complementaram o certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, já implantado desde 2001, baseado nos requisitos das normas ABNT NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H Nível A, com foco no cliente e na melhoria contínua dos produtos e serviços prestados.

Conheça as práticas:

Vizinho Amigo
Para minimizar os possíveis impactos causados para os vizinhos de suas obras, a Toctao Engenharia, implantou, em 2011, o Projeto Vizinho Amigo, com o objetivo de melhorar a comunicação entre empresa e comunidade. Por meio de reuniões e cartas, os moradores são informados sobre os possíveis incômodos gerados no processo e as ações mitigadoras tomadas para minimizá-los, como por exemplo, manutenção da limpeza das vias externas e coleta seletiva de resíduos.

Canteiro Ecológico
Na sessão de Melhorias no Processo Construtivo, mais um exemplo da Toctao foi selecionado para ilustrar o Guia: o “Canteiro Ecológico”, desenvolvido com base nas normativas do selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) e no princípio 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Na prática, adota medidas como o uso dos materiais reaproveitados na construção da parte administrativa do canteiro; iluminação por meio de garrafas PET preenchidas com água, chuveiros com aquecimento solar para o banho dos trabalhadores, coleta seletiva, reciclagem de resíduos das obras, central de lavagem dos caminhões betoneiras, com reaproveitamento da água e dos resíduos de concreto, central de lavagem e manutenção de equipamentos com medidas que evitam a contaminação do solo e da água, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário