terça-feira, 4 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO: GOVERNADOR LANÇA PROGRAMA "NOVO FUTURO" PARA O ENSINO MÉDIO EM GOIÁS


O secretário Thiago Peixoto e o governador Marconi Perillo

O governador Marconi Perillo lançou nesta segunda-feira (03/12), em solenidade no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, o Programa “Novo Futuro” – Ensino Médio em Tempo Integral, que transforma 15 escolas tradicionais do estado em Centros de Ensino em Tempo Integral – oito estão localizadas na Capital; outras sete no interior. Marconi também assinou o anteprojeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa instituindo estes centros e também a ordem de serviço que autoriza convênio entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco.

O programa, previsto no “Pacto Pela Educação, o plano
de reforma educacional da rede pública estadual, será implementado ao longo de três anos, pela Seduc, em parceria com a instituição pernambucana e com a iniciativa privada. O presidente do ICE, Marcos Magalhães, consultor da Phillips na América Latina, destacou que o modelo das escolas de Ensino Médio em tempo integral de Pernambuco está sendo replicado em vários estados brasileiros com grande êxito, como Ceará, Sergipe, Piauí, São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro.

O lançamento do “Novo Futuro” contou com a presença
de dezenas de empresários, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira; o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Cesar Helou; o presidente do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Luis Lins Rocha; a presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz; e o presidente da Organização Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior; entre outros.

O secretário Thiago Peixoto afirmou que o Programa “Novo Futuro” irá contribuir para um avanço ainda maior no Ensino Médio em Goiás – “que já conseguiu dar um salto bastante significativo”, disse ele - passando da 16ª para a 5ª posição no ranking nacional segundo o último Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Queremos avançar ainda mais e isso só será possível com a participação de toda a sociedade”, afirmou, fazendo alusão à importância da iniciativa privada no processo de melhoria da qualidade da Educação. Marcos Magalhães, por sua vez, destacou o papel da iniciativa privada como co-responsável pela educação do país, justificando que os governos mudam e que a presença do setor privado garante a continuidade dos programas educacionais.

Thiago Peixoto enfatizou ainda a metodologia da escola em tempo integral
desenvolvida pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação que, entre outras estratégias, estabelece a aproximação com o setor privado. Em Goiás, este novo programa irá resgatar tradicionais unidades educacionais que são consideradas referência e um marco da educação no estado, como o Lyceu de Goiânia, no Centro da Capital, e o Colégio Estadual Pedro Gomes, em Campinas.

Pilares


Os três pilares do Programa “Novo Futuro” são: “Formação Acadêmica
de Excelência”, “Preparação para a Vida” e “Preparação para o Mundo do Trabalho”. A formação acadêmica dos alunos contará com avaliações contínuas e também com programa de iniciação científica. Na “Preparação para a Vida”, os alunos terão educação de valores, vão desenvolver um projeto de vida pessoal e terão oportunidades de exercerem o seu protagonismo juvenil. E no que diz respeito à preparação para o mundo do trabalho, a escola irá orientar, identificar e potencializar as competências dos estudantes com vistas à atuação futura no mercado.

As escolas
de Ensino Médio em tempo integral funcionarão das 7h30 às 17h, com café da manhã, almoço e lanche à tarde e com professores trabalhando no sistema de dedicação plena. Serão cerca de 190 turmas - em média quatro por série - num total de oito mil alunos beneficiados neste primeiro ano. Nessas unidades, as turmas de ensino fundamental ou do noturno foram remanejadas para escolas próximas; os novos centros de ensino em tempo integral para o Ensino Médio funcionarão exclusivamente nessa modalidade. Os alunos terão todas as atividades curriculares e extracurriculares nos turnos matutino e vespertino.

Os professores serão profissionais efetivos da re
de estadual e que optaram por dedicação plena, ou seja, por estarem presentes na escola nos dois turnos. Para isso, eles vão receber, além dos seus salários e demais vencimentos, uma gratificação de R$ 2 mil. Aqueles profissionais que atuavam nessas unidades e que não puderam, por algum motivo, optar pela dedicação plena, tiveram seus pedidos de remoção avaliados pela respectiva subsecretaria e irão para outras escolas da rede estadual.

As matrículas para essas 15 escolas estarão sendo feitas na própria secretaria, on
de os pais vão conhecer primeiro o programa “Novo Futuro”, recebendo informações sobre a importância da participação e do acompanhamento da família na vida escolar dos filhos. As aulas nessas unidades educacionais terão início no mesmo dia que as demais escolas da rede estadual, conforme o calendário escolar do ano letivo de 2013.

Em Goiânia, aderiram ao Ensino Médio em Tempo Integral:


- Colégio Estadual Professor Pedro Gomes

- Colégio Estadual Lyceu de Goiânia
- Colégio Estadual Pré-Universitário
- Colégio Estadual José Carlos de Almeida
- Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira
- Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus
- Colégio Estadual Juvenal José Pedroso
- Colégio Estadual Professor Joaquim Carvalho Ferreira

Também participam:


- Colégio Estadual Zulca Peixoto
de Paiva, de Cristalina
- Colégio Estadual Sylvio de Mello, de Morrinhos
- Colégio Estadual Polivalente Dr. Tharsis, de Catalão
- Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara
- Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jayme, de Anápolis
- Colégio Estadual Cecília Meirelles, de Aparecida de Goiânia
- Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, de Inhumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário