sábado, 17 de novembro de 2012

TOME NOTA: O QUEBRA-NOZES NO TEATRO ESCOLA BASILEU FRANÇA


Neste final de ano, Goiânia terá a oportunidade de apreciar um grande clássico de ballet de repertório de cunho natalino. Uma nova versão do espetáculo O Quebra Nozes, símbolo das festas de final de ano nos Estados Unidos e em diversos outros países, estará em cartaz, no final de novembro e início de dezembro, no Teatro Escola Basileu França.

Produzido pela Coordenação de Dança do Centro de Educação Profissional (CEP) em Artes Basileu França e direção geral de Simone Malta, o espetáculo, composto por bailarinos do Corpo de Baile e ballet do Teatro Escola Basileu França, pertencente à instituição, conta com participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob a batuta do maestro Elizeu Ferreira, e do Coral Pequenas Vozes, com regência de Miro Rodrigues.

Cerca de 100 alunos estão envolvidos no projeto. Dentre eles, destacam-se os bailarinos Wagner Guerreiro, Dhaniel Amaral, Wanessa Paula e Luciana Abreu, todos premiados em grandes festivais nacionais e internacionais, como, por exemplo, o Passo de Arte - que acontece em São Paulo, Festival de Dança de Joinville, Youth America Grand Prix, Prix de Lausanne 2013 e outros.

Esta é a primeira vez em nossa cidade que O Quebra Nozes será apresentado junto com orquestra, união possível devido ao fato do Teatro Escola Basileu França ser o segundo teatro em Goiás que possui fosso para orquestra, plano inferior em relação ao nível do palco que abriga músicos.

O Quebra Nozes estréia dia 30 de novembro e fica em cartaz até 02 de dezembro. Todas as apresentações, incluindo a estréia, começam às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Escola a partir de 20 de novembro de 2012.

O espetáculo

O Quebra Nozes é uma peça de balett clássico que pertence à categoria dos repertórios. Inspirado no trecho do conto "Nussknacker und Mauserkonig" - O Quebra Nozes e o Rei dos Camundongos, - de E.T.A. Hoffmann, com interpretação francesa de Alexandre Dumas, coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov e com música de Peter Tchaikovsky, o espetáculo estreou no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, na Rússia. No Brasil, a primeira versão foi apresentada por Eugênia Feodorova, em 1957.


Serviço: 
O Quebra Nozes
Data: 30 de novembro, 01º e 02 de dezembro de 2012
Hora: Todas as apresentações acontecerão às 20h
Local: Teatro Escola Basileu França – Avenida Universitária, número 1.750, Setor Leste Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário