sábado, 17 de novembro de 2012

EVENTO: CONCERTO NA UFG COM ENTRADA FRANCA

Laurent Albrecht Breuninger e Ana Flávia Frazão



No dia 18, domingo, no Centro Cultural da UFG será a apresentação do premiado violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger. Ele já é um conhecido dos palcos goianienses uma vez que forma, desde 2005, duo com a pianista e professora da Universidade Federal de Goiás Ana Flávia Frazão.
No programa o Duo traz obras de Debussy, Chausson, Gershwin e Villa-Lobos.
Ainda no dia 18 de novembro o Duo Breuninger /Frazãofará o lançamento de seu primeiro CD com a integral de Villa-Lobos para violino e piano. A entrada é franca.


Quem é Laurent Albrecht Breuninger?

Depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth na Bélgica em 1997, Albrecht Breuninger tornou-se assim o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a sua primeira edição em 1953. No mesmo ano recebeu o prêmio de melhor composição para o seu Quarteto de Cordas N.1 nos Concertos de Verão de Brandemburgo.Esses prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista, onde se destacam os concursos em Brescia (Itália 1984), Belgrado (Iugoslávia 1986), Praga (República Tcheca 1992), Berlin e Montreal (Canadá 1995).Breuninger estudou de 1981 até 1988 com Josef Rissin na Escola Superior de Música de Karlsruhe onde se formou com nota máxima. Continuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis.Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como o Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros.Em 1997 gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Radio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e em 2001 para a Radio de Colônia as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os 4 concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu. Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo  entre 1998 - 2002 e atualmente é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe – Alemanha.

Quem é Ana Flávia Frazão?
“Sua interpretação é povoada por uma mágica secreta”. Desta forma manifestou-se o jornal BNN da Alemanha em relação a pianista brasileira que é vencedora do Concurso Nacional JK realizado em Brasília em 1992.Ana Flávia Frazão iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e os concluiu  na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás na classe da professora Consuelo Quirese. Paralelamente teve durante muitos anos a colaboração importante do pianista e professor Luiz Medalha. Prosseguiu sua trajetória musical na Alemanha onde permaneceu de 1994 a 2002. Foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe onde obteve, com nota máxima, o Konzertexamen na categoria Piano-Música de Câmera. Neste período teve as orientações dos professores Werner Genuit e Michael Uhde. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto – Japão com o Trio Augarten.Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras sempre com grande êxito de público e crítica.Realizou diversas gravações para as rádios alemães e em 2004 lançou  na Europa seu primeiro CD com o contrabaixista Milton Masciadri.Desde 2005 forma o duo com o violinista alemão Albrecht Breuninger. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e diretora artística dos projetos “Concertos na Cidade” e “Concertos UFG”.


PROGRAMA


C.Debussy (1862-1918)
Sonata em sol menor
Allegro Vivo
Intermède
Finale – Très animé


H.Villa-Lobos (1887-1959)
Sonata N.3
Adagio non troppo
Allegro vivace scherzando
Molto animato e final


E.Chausson (1855-1899)
Poème op.25


G.Gershwin (1898-1937)
De Porgy and Bess (Transcrição de Heifetz)
Summertime/A woman is a sometime thing
Bess, you is my woman Now
Tempo di Blues


Nenhum comentário:

Postar um comentário