sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SAÚDE: IGH FAZ BALANÇO DE UM MÊS À FRENTE DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL

Antônio Faleiros, secretário de Estado da Saúde e Paulo Bittencourt, presidente do IGH
Em um mês, o Hospital Materno Infantil de Goiânia, já reflete os resultados da administração pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Organização Social contratada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) desde o dia 06 de julho para gerenciar a unidade. As primeiras reformas pontuais já mudaram a fachada e recepção do HMI, que receberam pintura e novos aparelhos de TV respectivamente. Além disso, as rampas receberam piso novo, enquanto o piso das áreas de circulação teve desgastes corrigidos. As reformas não param por aí. Já está em fase final o orçamento para a revisão geral da parte elétrica do prédio, que possui 34 anos de construção. Também está sendo finalizado o projeto para a reforma completa da UTI Neonatal, que será feita com recursos do governo do estado por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
      
Na última sexta-feira, dia 03 de agosto, foi realizada uma reunião de avaliação com servidores do HMI, na qual o presidente do IGH, Paulo Bittencourt, reforçou as metas contratuais e como será feita a aferição dessas metas junto ao corpo clínico. “O instituto tem um compromisso claro com a humanização. Nossas ações vão refletir o foco na educação continuada dos profissionais, com programas de capacitação e trainees que visam à atualização profissional e universalização da assistência”. E completou: “Avalio de modo muito positivo o período em que estamos à frente da unidade. Efetuamos uma série de melhorias no hospital e podemos sentir que o clima entre os funcionários e a ambiência já é outra. Além disso, estamos operacionalizando e informatizando a gestão, o que é fundamental para que todas as áreas do hospital reflitam as medidas que estão sendo tomadas”.

No balanço de um mês à frente do HMI, Bittencourt destacou ainda a renovação de 100% do enxoval das enfermarias e dos pacientes, reforma das máquinas da lavanderia, manutenção de 10 monitores e respiradores, conserto da autoclave, aquisição de 10 aferidores de pressão arterial, a construção de um almoxarifado de materiais e a compra de equipamentos de higienização como lixeiras, carrinhos de limpeza e enceradeiras. “Tudo isso repercute em melhorias para o beneficiário que, ao adentrar na instituição, já sente a diferença no atendimento”, ressaltou.

O diretor geral do HMI, Dr. Francisco Azeredo, aprova o novo modelo de gestão adotado no hospital. “Esse modelo possibilita uma agilidade muito maior em todos os níveis de administração. A primeira coisa que notamos é que não falta mais nada em relação a suprimentos, medicamentos e correlatos. Todas as dificuldades que enfrentamos anteriormente desapareceram por completo, o que nos traz tranquilidade e beneficia diretamente o paciente, o objetivo principal dessa modalidade de gestão”. Azeredo também reforçou a mudança no clima organizacional da unidade. “Os funcionários estavam muito ansiosos com a mudança de gestão, mas nesse mês eles já perceberam que terão todas as condições para exercer suas profissões da forma mais adequada possível, colaborando para o melhor funcionamento de todas as estruturas do hospital”, finalizou.

Tecnologia - Com o hospital totalmente abastecido de insumos e correlatos, o investimento em tecnologia de informação terá sequência. Já foram adquiridos softwares de gestão hospitalar e o próximo passo será a instalação da plataforma de compras Bionexo, que trará economia nas compras e contribuirá para o controle eficiente do estoque. Com a ferramenta, é possível realizar compras online numa base de dados com milhares de fornecedores de todo país, permitindo realizar comparativos eficazes dos itens, tanto no preço como nas especificações técnicas. “Um hospital de referência como o HMI trabalha com pelo menos  4 mil itens diferentes de medicamentos, insumos e correlatos, daí a importância de investirmos na tecnologia de compras e logística”, explica Paulo Bittencourt.

Recursos Humanos - O IGH já apresentou ao corpo clínico do HMI o boletim de avaliação das metas de trabalho, com esclarecimentos sobre a atuação da OS segundo o contrato firmado com a SES-GO no que tange aos Recursos Humanos. “Nossa prioridade máxima é proporcionar condições de trabalho aos profissionais para que executem bem e com qualidade suas funções, processo que conduziremos com tranquilidade com cada um dos servidores”, disse Bittencourt. 

Ações programadas - A revisão e manutenção dos equipamentos hospitalares continuam em um processo permanente. Instrumentais utilizados por programas como o do Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas, o Cerfis, estão na lista da manutenção e aquisição. As reformas na estrutura terão sequência numa ordem de prioridade definida pela diretoria da unidade. Além disso, todas as políticas de assistência existentes no HMI, como o Cerfis, separação de siameses, Banco de Leite e Projeto Canguru, serão apoiadas e fortalecidas. Novos programas poderão ser implantados conforme avaliação já iniciada. Ainda neste mês, o HMI vai iniciar um programa de trainee em enfermagem, com a seleção de 28, profissionais recém-formados, sem experiência anterior, que receberão treinamento e uma bolsa equivalente a 35% do salário de um profissional durante um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário