sexta-feira, 1 de junho de 2012

TOME NOTA: FLAMBOYANT REALIZA PALESTRAS DURANTE A 4ª SEMANA DE MEIO AMBIENTE

Arquiteto Renato de Melo Rocha, o arquiteto Uli Zens e o professor Pasqualetto presentes na 4ª Semana de Meio Ambiente do Grupo Flamboyant - Eu Cuido Soluções Sustentáveis


Quem deseja conhecer mais sobre a temática “soluções sustentáveis” poderá participar de palestras durante a 4ª Semana de Meio Ambiente do Grupo Flamboyant – Eu Cuido Soluções Sustentáveis.

Na abertura do evento, no dia 1º de junho, às 9h, o renomado arquiteto paisagista Uli Zens abordará conhecimentos adquiridos na Universidade Landschaftsarchitektur, Essen, Alemanha e também a utilização do paisagismo para a melhoria das condições ambientais e urbanas.

Encerrando a programação de palestras, no dia 5 de junho, às 20h, dois profissionais com amplo conhecimento do mercado local- os professores Antônio Pasqualetto, da PUC Goiás e Renato de Melo Rocha, da UNB. Na pauta, planejamento urbano e ambiental, ampliação das unidades de conservação, preservação das nascentes, investimentos em transporte público e ciclovias.

O produtor cultural Christiano Verano, que coordena o projeto Lixo Ritmado Batuque Reciclado, foi escolhido para uma intervenção especial com crianças. O trabalho que realiza em bairros da periferia da capital será apresentado a alunos de escolas convidadas, nos dias 4 e 5 de junho. O objetivo é mostrar o potencial artístico do lixo, que quando bem utilizado pode transformar uma comunidade. As crianças serão recebidas numa casa sustentável e encerrarão o percurso, regado a música e percussão, num lanche na praça de alimentação do Flamboyant.


1º de junho, às 9h
Tema: Utilização do Paisagismo para a Melhoria das Condições Ambientais e Urbanas.
Perfil Uli Zens: arquiteto paisagista da Universidade Landschaftsarchitektur, Essen, Alemanha. Atua desde 1984 em projetos inovadores em países como Alemanha, Arábia Saudita e Brasil.


4 e 5 de junho, às 14h30
Tema: Projeto Lixo Ritmado Batuque Reciclado
Perfil Christiano Verano: produtor cultural, com formação em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. De volta a Goiânia desde 2002 vem desenvolvendo projetos culturais diversos, sobretudo nas áreas de cinema, artesanato, música e cultura popular. Desde 2006 coordena o projeto Lixo Ritmado Batuque Reciclado, que consiste na formação e manutenção de blocos de percussão que utilizam material reciclável como instrumento.



5 de junho, às 20h
Tema: Soluções Sustentáveis Urbanas e nas Construções

Perfil Professor Antônio Pasqualetto: engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria com mestrado e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás e coordenador do curso de Engenharia Ambiental. Também atua como consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente em temas como saneamento ambiental, impactos ambientais, educação ambiental, gestão ambiental e tecnologia ambiental.

Perfil Professor Renato de Melo Rocha: começou a aprofundar-se no tema urbanismo em 1986. Possui mestrado em Urbanismo Sustentável pela Universidade de Brasília – UnB, onde também é professor e doutorando em Arquitetura Sustentável. Possui sólida experiência como docente, tendo atuado em instituições como PUC-GO, Faculdade Metropolitana de Anápolis – FAMA, UniEvangélica, UEG e outras. Atuou na coordenação de diversos planos diretores e também em projetos para acessibilidade e mobilidade urbana.



Sobre a 4ª Semana de Meio Ambiente Grupo Flamboyant - Eu Cuido - Soluções Sustentáveis

Difundindo sua política, que inclui proteger o meio ambiente e promover o uso sustentável dos recursos naturais, o Grupo Flamboyant realiza sua tradicional Semana de Meio Ambiente, entre os dias 1º a 15 de junho. Este ano, a ação coincide com o período da Rio + 20 e a aposta é apresentar Soluções Sustentáveis para quem visitar o evento.

Informação e interatividade prometem ser a dinâmica do evento, com uma Casa Sustentável que poderá ser percorrida pelos visitantes, diariamente das 10h às 22h. Integram a programação da Semana, exibição de filmes, distribuição de mudas de árvores e também recolhimento de sucata eletrônica, pilhas e baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário