quinta-feira, 7 de junho de 2012

TOME NOTA: FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE GOIÁS


Cícero Gomes no Festival Internacional de Dança de Goiás

Goiânia sediará nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de junho a primeira edição do Festival Internacional de Dança de Goiás. O evento vai reunir bailarinos, coreógrafos, profissionais e amantes da dança durante os cinco dias de programação no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O festival é uma realização do Governo do Estado de Goiás em parceria com a Goiás Turismo e tem entre seus principais objetivos projetar Goiânia entre as principais capitais incentivadoras da cultura e arte do País. Outra meta é fixar o festival no calendário dos grandes eventos do Estado e, desta forma, ajudar a desenvolver a economia e o turismo na região.
Para bailarinos, o incentivo não poderia ser melhor. Além de ter a chance de mostrarem seu talento, os profissionais que mais se destacarem poderão ganhar prêmios em dinheiro. As categorias analisadas serão de: Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Bailarino (a) Revelação, Melhor Grupo e Coreógrafo (a) Destaque. O valor dos prêmios vai de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Os melhores também poderão ser contemplados com bolsas de estudo.
O evento será, ainda, uma boa forma de promover o intercâmbio entre bailarinos do Brasil e do exterior, os quais poderão fazer audições para bolsas de estudos para escolas em outros países, como para o consagrado Miami City Ballet, nos Estados Unidos. Os testes serão feitos no dia 10 de junho, a partir das 10 horas.


Dança para todos – Responsabilidade Social

O festival também tem como intuito popularizar a dança, por meio da apreciação, educação e prática dos mais variados estilos. Desta forma, trabalhará ações que estimulem a criação de novas linguagens. Além disso, promoverá apresentações gratuitas em palco aberto e oferecerá toda a renda arrecadada nas mostras competitivas, em forma de alimentos não perecíveis, para instituições carentes.

Panorama da Dança
Com lançamento oficial previsto para o período do evento, o Clube da Dança é um programa de vantagens idealizado especialmente para bailarinos, professores e coreógrafos interessados em novidades sobre esse cenário artístico. Filiados ao programa, ganharão um cartão por meio do qual terão direito a descontos em estabelecimentos de dança, espetáculos, festivais e também a um site com informações atualizadas de interesse desse público. No site, serão divulgados cursos, workshops, espetáculos, oportunidades de emprego e audições realizadas em várias partes do mundo.


Programação
A programação do Festival Internacional de Dança de Goiás é composta por mostra competitiva, workshops, palestras, debates, palcos abertos ao público, audições para bolsas de estudos em escolas do exterior, mostra de fotografias de dança e feira de artigos. O público poderá conferir palestras e debates com grandes nomes nacionais e internacionais. D
entre os brasileiros, Rodrigo Perderneiras e Paulo Caldas. Quanto ao elenco de estrelas internacionais, Edward Villella e Eddy Tovar, dentre outros, marcam presença no evento (ver mais na programação detalhada).


Mostras competitivas

Quatro importantes companhias de dança farão a abertura das mostras competitivas, todas as noites, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. São Paulo Companhia de Dança, Texas Ballet, Balé do Estado de Goiás e Mimulus Cia de Dança prometem abrilhantar ainda mais o espetáculo. Os participantes foram selecionados durantes os meses de abril e maio, por meio de DVDs enviados para a produção do evento.

Conheça alguns dos convidados

Edward Villella - Ex-Primeiro bailarino e diretor do New York City Ballet. Atualmente é diretor do Miami Ballet.
Dalal Aschar - Ex-bailarina e diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Jurada em vários concursos internacionais de dança.
Rodrigo Pederneiras - Coreógrafo do Grupo Corpo (BH).

Um comentário:

  1. Onde podemos encontrar as fotos q vc fez na noite de estréia?

    ResponderExcluir