quarta-feira, 2 de maio de 2012

CULTURA: ARTISTA PLÁSTICO MARCOS NAVES SE INDIGNA COM A EXPOSIÇÃO 'COWPARADE' DE GOIÂNIA

A revista Estreia republica aqui na íntegra a indignação do artista plástico Marcos Naves com a organização da exposição 'CowParade', em Goiânia, feita ontem, 01º de maio,  por ele, na rede social.


'Narcisa' foi tirada de circulação para reparos e não voltou mais
Foto: Reprodução/Twitter




"Hoje é dia primeiro de maio, dia do trabalho,

lembro que faltam apenas 7 dias para o termino da exposição CowParade. E desde o dia 18 de abril a escultura “NARCISA” foi recolhida pela Organização de Goiânia para reparar os erros por ela cometidos (a Organização refez a estrela e a pintura, após vandalismo), nem mesmo houve uma retratação ou um pedido de desculpas pelo constrangimento a que fui submetido ao exporem “NARCISA” após reparos, sem qualidade, mal feitos.

A Organização do CowParade Goiânia, já declarou que para a praça T-25 a “NARCISA” não voltará mais, desconsiderando o conceito do projeto da vaca “NARCISA”, e o meu apelo pela necessidade de um espelho d'agua para a exposição da Narcisa (em que deixei explícito no formulário de inscrição do concurso CowParade). Tudo isso mostra o desrespeito com o ARTISTA e sua OBRA, e também com o público que não poderá mais visitar a NARCISA no local que fora divulgado. 

A participação da exposição CowParade Goiânia tem sido a PIOR EXPERIÊNCIA pela qual já passei.

- Passei por uma pressão e opressão para entregar o projeto no prazo e na forma que foi inscrito e aprovado no concurso.

- Fui obrigado a executar o luminotécnico, e por falta de ORGANIZAÇÃO e competência da Organização do CowParade Goiânia o luminotécnico não foi ligado sob o espelho d'agua.

- A falta de apoio, exigiu-me a contratação de profissionais para suprir a falta de uma equipe qualificada no espaço de produção dos Organizadores do evento.

- O espaço do galpão destinado a produção era um ambiente de trabalho desconfortável. 

- A falta de comunicação e de informações a respeito do evento e do que ocorre com a escultura, é angustiante. 

- Sofri retaliação em consequência de uma carta dirigida a Organizadora do evento em Goiânia no dia 22 de maio. Que por não aceitar críticas começou a usar de sua posição e "poder" para prejudicar minha participação na CowParade, e a exposição da minha OBRA.

- De todos os participantes fui o único que tive a OBRA retirada do espaço público já definido e divulgado, para um espaço de dificílimo acesso ao público, contradizendo a proposta da exposição da qual me inscrivi, e propus a participar.

- Meu trabalho foi exposto publicamente na praça T-25 apenas por 8 DIAS e sem o luminotécnico, o que considero uma injustiça. Nem tive tempo de fazer fotos da NARCISA na praça T-25 com uma máquina fotográfica profissional.

- Hoje somam 41 dias que minha escultura fica entre reparos, mal exposta, recolhida na Faculdade de Veterinária, recolhida no galpão e novamente em reparos. Negam a me dizer onde a escultura esta para a manutenção... e sempre estive disponível para qualquer eventualidade. 

lembrando que faltam apenas 7 dias para o termino da exposição CowParade, e apenas 8 dias que NARCISA foi exposta, 41 dias de frustração, e sem perspectiva de retorno para a praça T-25, numa demonstração clara da falta de compromisso, de interesse, profissionalismo e respeito da Organização de Goiânia com a conivência da CowParade de São Paulo. 

O meu desabafo no dia do trabalho

MARCOS NAVES"



O artista plástico Marcos Naves: indignação com a organização da CowParade
Foto: Reprodução/Facebook

Um comentário:

  1. Nossa este evento parecia tão serio é com uma excelente proposta!!!! Mas vejo que realmente veio foi para humilhar nossos artistas goianos.... Fica aqui minha indignação com esta situação... É mais uma vez foi gasto dinheiro publico para ir ralo abaixo, cadê a secretaria de cultura para resolver esta situação? Ou o que esta prevalecendo nesta história é o pouco caso com nossos artistas?

    ResponderExcluir