quinta-feira, 11 de novembro de 2010

HARMONIA E CONFORTO DA FACE

RINOPLASTIA: UMA CIRURGIA QUE HARMONIZA O CONTORNO FACIAL
por Vinícius Brito de Mello*

A rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. É indicada para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir algumas disfunções respiratórias.
A rinoplastia moderna visa reestruturar o nariz com manobras de modelagem das estruturas nasais, evitando-se grandes ressecções e fraturas, com concomitante tratamento funcional.
O paciente deve passar por uma avaliação clínica onde ele expõe suas queixas estéticas e/ou funcionais.
Cada paciente é estudado detalhadamente, observando-se o equilíbrio estético entre as proporções da face e do nariz, e a função respiratória. O tipo de pele, etnia, idade, e antecedentes cirúrgicos no nariz são fatores importantes a serem considerados.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com sedação, dependendo da extensão do procedimento e sempre acompanhada de um anestesista.
O procedimento todo tem duração média de duas horas.A rinoplastia normalmente é executada por meio de uma incisão na “columela” (faixa de pele entre as duas narinas) ou incisões internas nas narinas.
Durante o procedimento a pele do nariz é separada das estruturas profundasde cartilagem e osso, que serão esculpidas e reestruturadas conforme a necessidade individual. Ao final, a pele é acomodada à nova estrutura nasal.
Muitas vezes é associada a uma mentoplastia (cirurgia do queixo) para se obter umresultado harmônico das formas da face.
Os curativos devem ser trocados no consultório, mantendo-se a modelagem com micropore por cerca de duas semanas.O resultado é progressivo, nas primeiras semanas notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias.
Ao final de três semanas já se pode observar as diferenças, porém o resultado esperado somente ocorre após osexto mês da operação.
Dentre as cirurgias estéticas, a rinoplastia é uma das que mais proporciona satisfação.
A avaliação pré operatória minuciosa e individualizada é importante, de forma a esclarecer as expectativas e reais possibilidades de correções, adequando o melhor planejamento cirúrgico e proporcionando um contorno facial mais harmônico.

*Dr.Vinícius Brito de Mello é cirurgião plástico, membro especialista da SBCP.

Para maiores informações acesse www.viniciusmello.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário